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dc.contributor.advisorTomas, Gustavo Pacheco, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruna Souza da, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T18:44:21Z
dc.date.available2022-08-04T18:44:21Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77563
dc.descriptionOrientador: Gustavo Pacheco Tomaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O movimento desenfreado de urbanização no Brasil trouxe graves consequências para a mobilidade urbana dos municípios brasileiros, que cresceram e se desenvolveram sem planejamento ou ordenação alguma. Por meio da Lei 12.587/12 o governo federal institui diretrizes para orientar os municípios a definirem princípios e objetivos para o planejamento, além da obrigatoriedade da elaboração de um plano de mobilidade urbana (PMU) para algumas cidades. Uma das diretrizes do PMU é a priorização dos modos de transportes não motorizados sobre os modos motorizados, o que coloca como prioridade o transporte ativo. A bicicleta vem ganhando cada vez mais espaço, como meio de transporte do brasileiro, devido ao seu baixo custo de aquisição e de manutenção além de ser um meio de atividade física, promovendo a saúde e o bem-estar do usuário. Apesar do crescimento no uso da bicicleta, as infraestruturas destinadas à sua utilização são muito escassas nas cidades brasileiras. Como é o caso do município de Pontal do Paraná, localizado no litoral do Paraná, que conta com um sistema cicloviario incompatível com a demanda apresentada pela população. Este trabalho avalia a infraestrutura cicloviária atual da cidade, que hoje conta com apenas 1,23 km de extensão, analisa os dados levantados pela elaboração do plano de mobilidade sobre a caracterização dos modais e em cima disto propõe dois novos traçados cicloviários para a cidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.titleAnálise da atual situação da infraestrutura cicloviária da cidade de Pontal do Paraná e proposta de um novo traçadopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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