dc.contributor.advisor | Tomas, Gustavo Pacheco, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Souza da, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T18:44:21Z | |
dc.date.available | 2022-08-04T18:44:21Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77563 | |
dc.description | Orientador: Gustavo Pacheco Tomas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O movimento desenfreado de urbanização no Brasil trouxe graves consequências para a mobilidade urbana dos municípios brasileiros, que cresceram e se desenvolveram sem planejamento ou ordenação alguma. Por meio da Lei 12.587/12 o governo federal institui diretrizes para orientar os municípios a definirem princípios e objetivos para o planejamento, além da obrigatoriedade da elaboração de um plano de mobilidade urbana (PMU) para algumas cidades. Uma das diretrizes do PMU é a priorização dos modos de transportes não motorizados sobre os modos motorizados, o que coloca como prioridade o transporte ativo. A bicicleta vem ganhando cada vez mais espaço, como meio de transporte do brasileiro, devido ao seu baixo custo de aquisição e de manutenção além de ser um meio de atividade física, promovendo a saúde e o bem-estar do usuário. Apesar do crescimento no uso da bicicleta, as infraestruturas destinadas à sua utilização são muito escassas nas cidades brasileiras. Como é o caso do município de Pontal do Paraná, localizado no litoral do Paraná, que conta com um sistema cicloviario incompatível com a demanda apresentada pela população. Este trabalho avalia a infraestrutura cicloviária atual da cidade, que hoje conta com apenas 1,23 km de extensão, analisa os dados levantados pela elaboração do plano de mobilidade sobre a caracterização dos modais e em cima disto propõe dois novos traçados cicloviários para a cidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.title | Análise da atual situação da infraestrutura cicloviária da cidade de Pontal do Paraná e proposta de um novo traçado | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |