O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
View/ Open
Date
2019Author
Pontes, Jair de
Metadata
Show full item recordSubject
Material didáticoBiologia - Estudo e ensino
Genética
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta alternativa para o ensino de Genética no ensino médio, voltada à ludicidade e ao desenvolvimento do interesse e o desejo em aprender os conteúdos relacionados ao equilíbrio de Hardy-Weinberg e de genética mendeliana. Como objetivo principal de propor um jogo de baixo custo para o estudo de alguns conteúdos de Genética do ensino médio, esta proposta vem de encontro ao paradoxo que é o ensino desta importante área da Biologia, cercada por muitas curiosidades, porém de grande desmotivação e desinteresse, quando os estudantes se deparam com cálculos matemáticos, números, percentagens, etc. Ao longo deste trabalho, o professor encontrará, além de uma proposta de aulas, estratégias que poderão ser usadas e/ ou implementadas, seguindo como ponto de partida para tornar o ensino de Genética mais acessível e descomplicado. Os resultados obtidos confirmam que o professor, pode e deve tornar o aprendizado mais prazeroso e desenvolver o gosto pela Genética, fazendo uso de metodologias simples, porém que demonstrem na prática, toda a abstração e dificuldade de compressão dos conteúdos teóricos.