Estimativa da idade e parâmetros de crescimento do mandi-beiçudo Iheringichthys labrosus (Lutken, 1874) (Osteichtyes, Siluriformes) da planície de inundaçao do alto Rio Paraná na regiao de Porto Rico, Brasil
Resumo
Os parâmetros da curva de crescimento do mandi-beiçudo Iheringichthys labrosus foram estimados a partir de amostras obtidas, em coletas mensais no período de outubro de 1987 a setembro de 1988, na planicie de inundação do alto rio Paraná (22°40'-22°50'S e 53°15'-53°40W), na região do municipio de Porto Rico. A época de formação dos anéis etários foi determinada como correspondente ao bimestre setembro-outubro, analisando a variação média do incremento marginal, nas vértebras, para os sexos agrupados e separados. Constatou-se também que a periodicidade das marcas etárias é anual e a época de desova da espécie pode ser o fator responsável pela formação dos anéis etários. A consistência na leitura dos anéis de crescimento foi avaliada através do coeficiente de variação dos comprimentos padrão dos peixes de mesma classe etária. Os dados retrocalculados do comprimento serviram para detectar o fenômeno "Rosa Lee", que mostrado quando os dados retrocalculados são consideravelmente menores que os dados observados, fato comum em amostras seletivas como no caso da pesca comercial. O crescimento em comprimento e em peso, para os sexos agrupados, foi representado utilizando a equação de von Bertalanffy. Os parâmetros K e Cp da equação foram obtidos através de uma regressão não linear. O valor de K encontrado foi; macho+fêmea=0,84 ano (EP=0,012), o valor de Cp foi, macho+fêmea 21,90 cm (EP=0,107), e, o valor do P. estabelecido através relação peso-comprimento foi; macho+ fêmea=137,31 g. A espécie apresentou crescimento alométrico.
Palavras chaves: Iheringichthys labrosus, crescimento, vértebras, anéis, incremento marginal, retrocálculo, von Bertalanffy.
Collections
- Oceanografia [370]