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dc.contributor.advisorMassuda, Raffael, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)pt_BR
dc.contributor.otherDória, Gustavo Manoel Schier, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúdept_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T11:30:19Z
dc.date.available2022-07-08T11:30:19Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76709
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Raffael Massudapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Gustavo Manoel Schier Dóriapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Defesa : Curitiba, 28/01/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os transtornos do neurodesenvolvimento (TND), em especial o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm aumentado em prevalência, o que impacta na saúde individual, familiar e na sociedade. O tratamento precoce dessa condição, apesar de eficiente, é pouco acessível. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) idealizou o programa Caregivers Skills Training (CST), em que prepara profissionais da saúde para realizarem o treinamento de pais de crianças com TND para estimularem seus filhos. Esta pesquisa está inserida no projeto piloto do CST Brasil, quando o treinamento é realizado pelo facilitador, e objetiva avaliar a eficácia do programa CST quanto à diminuição dos sintomas de autismo e mal adaptados em crianças com TEA, além de analisar o perfil dos sintomas que modificam após o treinamento e caracterizar a amostra estudada quanto aos sintomas adaptativos. Trata-se de um ensaio clínico aberto, com cuidadores de crianças (2- 9 anos) com TEA, residentes em Curitiba. Cinco grupos de cuidadores (n=37) foram treinados por 11 profissionais da rede pública de saúde e educação quanto à estimulação de crianças com TND. O treinamento foi on-line em decorrência da pandemia do COVID-19, sendo aplicados os questionários Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC), Escala de Impressão Clínica global severidade e melhora (CGI-S/ CGI-I), Medidas de Comportamento Alvo e Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) pré e pós intervenção e Escala adaptativa Vineland 3. Das 37 famílias que iniciaram o treinamento, 28 o concluíram. Como resultado, observamos melhora dos sintomas de autismo, com diminuição média de 11,3 pontos (p<0,01) na ATEC total. Também constatada diminuição na gravidade dos sintomas também pela CGI-S (MD 4,42 para 3,89,p< 0.01) e melhora do quadro pela CGI-I. Houve melhora em 70% dos comportamentos alvo, sendo que 40,4% melhoraram significativamente. As crianças participantes apresentavam capacidade adaptativa abaixo da média populacional, em especial a capacidade de comunicação. Os sintomas com melhora mais expressiva pós treinamento foram de comunicação e sensório cognitivos. Nenhuma melhora significativa foi observada na SDQ. Concluímos que o CST é eficaz quanto a diminuição de sintomas de autismo em crianças com TEA e diminui a gravidade da doença. O programa também é eficaz quanto à diminuição de sintomas específicos relatados como disfuncionais pelos familiares, os comportamentos alvo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The prevalence of neurodevelopmental disorders (ND), in particular Autism Spectrum Disorder (ASD) have increased, impacting on the health of not only individuals, but also of family and society. Early treatment of this condition, despite being efficient, is hardly accessible. Because of that, the World Health Organization (WHO) developed the Caregivers Skills Training (CST) program, which prepares health professionals to prepares health workers to carry out this parental training. This research is part of the CST Brazil pilot project, when training is carried out by the facilitator, and aims to assess the effectiveness of the CST program in reducing autism and maladaptive symptoms in children with ASD, in addition to analyzing the profile of symptoms that modify after training and characterize the studied sample regarding adaptive symptoms. This is an open clinical trial, with caregivers of children (2-9 years) with ND, residing in Curitiba. Five groups of caregivers (n=37) were trained by 11 professionals from the public health and education to perform the stimulation of children with ND. The training was conducted online due to the COVID-19 pandemic and the tools used were the Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC), Global Clinical Impression Scale, severity and improvement (CGI-S/ CGI-I), Target Behavior Measures and Pre- and post-intervention Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and Vineland Adaptive Scale 3. 28 of the 37 families completed the training. As a result, we observed an improvement in autism symptoms, with an average decrease of 11.3 points (p<0.01) in total ATEC. A decrease in the severity of symptoms was also observed by CGI-S (MD 4.42 to 3.89, p< 0.01) and improvement of the condition by CGI-I. There wasa 70% improvement in target behaviors, with 40.4% presenting a significant improvement. Participating children had adaptive capacity below the population average, especially communication skills. The symptoms with the most expressive improvement after training were communication and sensory cognitive symptoms. There was no significant improvement in the SDQ score. We conclude that CST is effective in decreasing autism symptoms in children with ASD and decreasing the severity of the illness. The program is also effective for the reduction of specific dysfunctional symptoms reported by family members, which are the target behaviors.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectClínica Médicapt_BR
dc.subjectTranstorno autisticopt_BR
dc.titleAvaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Trainingpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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