Fenômeno impostor, cyberloafing em redes sociais e orientação para a comparação social de estudantes de graduação em ciências contábeis
Abstract
Resumo: O Fenômeno Impostor (FI) tem despertado a atenção da literatura nacional e internacional no intuito de compreender os seus precedentes. Esta tese buscou contribuir com este cenário de pesquisa ao investigar os consequentes desta variável, em especial, abordando a comparação social e o cyberloafing praticado em redes sociais durante as aulas. Defendeu-se uma relação direta entre o FI e o cyberloafing praticado em redes sociais durante as aulas, bem como conjecturou-se um possível efeito mediador da Orientação para a Comparação Social (OCS) perante este relacionamento. Para a verificação desta tese foram estruturados quatro artigos divididos em duas etapas. O primeiro estudo desenvolvido a partir de 404 participações compôs a primeira etapa da pesquisa e mapeou os tipos de comportamentos cyberloafing, permitindo delimitar o objeto de investigação para as redes sociais e apontou os antecedentes e consequentes deste comportamento no meio universitário. Na segunda etapa da pesquisa foram elaborados os três artigos restantes a partir de 502 participações. O segundo artigo realizou a adaptação e validação cultural da escala Iowa-Netherlands Comparison Orientation Measure (INCOM) trazendo contribuições metodológicas para a pesquisa e possibilitando o desenvolvimento dos dois estudos restantes. O terceiro artigo identificou de que forma a Orientação para a Comparação Social se difere a partir das características de uso das redes sociais por estudantes de Ciências Contábeis indicando que o acompanhamento de posts de celebridades e influencers bem como o número de amigos/seguidores nas redes sociais são as principais variáveis na qual a OCS se diferencia. Este artigo permitiu conhecer o cenário virtual no qual o comportamento cyberloafing é realizado. Por fim, o quarto artigo testou o modelo relacional da tese apontando que apesar de haver relações diretas e significantes entre o FI com a OCS e o cyberloafing não se pode afirmar que a OCS medeia esta relação. Particularmente, este resultado trás importantes contribuições ao indicar que a OCS propulsiona os efeitos do FI sobre o cyberloafing praticado durante as aulas em redes sociais. Observar estas variáveis no âmbito das políticas de ensino e nas metodologias dos docentes apresenta-se como uma das principais contribuições e reflexões promovidas pela pesquisa. Abstract: In order to understand its precedents, the Imposter Phenomenon (IF) has attracted national and international attention on literature. This thesis sought to contribute to this research scenario by researching the consequences of this variable, in particular, addressing social comparison and cyberloafing practiced in social networks during classes. A direct relationship between the IF and cyberloafing practiced in social networks during classes was defended, as well as a possible mediating Social Comparison Orientation (SCO) effect in this relationship. To verify this thesis, four articles divided into two stages were structured. The first study was developed with 404 participants making up the first stage of the research and mapped the types of cyberloafing behaviors, allowing to delimit the object of investigation to social networks and pointed out the antecedents and consequences of this behavior in the University. In the second stage of the research, the three remaining articles were prepared with 502 participants. The second article carried out the adaptation and cultural validation of the Iowa-Netherlands Comparison Orientation Measure (INCOM) scale, bringing methodological contributions to the research and enabling the development of the two remaining studies. The third article identified how the Social Comparison Orientation differs from the characteristics of social networks usage by students of Accounting Sciences, indicating that the follow-up of posts by celebrities and influencers as well as the number of friends/followers on social networks are the main variables that differentiate SCO. This article allowed to know the virtual scenario in which the cyberloafing behavior is performed. Finally, the fourth article tested the relational model of the thesis, pointing out that although there are direct and significant relationships between the FI with the SCO and cyberloafing, it cannot be said that the SCO mediates this relationship. Particularly, this result brings important contributions by indicating that SCO boosts the effects of FI on cyberloafing practiced during classes on social networks. Observing these variables in the context of teaching policies and teaching methodologies are presented as contributions and reflections promoted by the research.
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