Corpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejante
Abstract
Resumo: O presente trabalho parte de inquietações de uma docente pesquisadora com relação aos processos de formação de professores e a corporeidade. Discute-se a inseparabilidade entre história de vida e fazer pedagógico, problematizando a necessidade de corporificar a formação continuada com vistas a experimentação ativa da pesquisa de si. Como mecanismo de fuga e sobrevoo para pensar um novo olhar sobre formação continuada, propõe-se a compreensão desse momento como um ato de "oficinar", tendo a arte como aliada para as vivências e provocações. Almeja-se compor um cenário de percurso metodológico possível para quem se aventura mediando formação docente, ao passo que discute a necessidade de criação de novos modos de produção de subjetividade que reflitam no ambiente escolar. Abstract: The present work starts from the concerns of a research teacher regarding the processes of teacher training and embodiement. The inseparability between life history and pedagogical practice is discussed, questioning the need to embody continuing education with a view to active experimentation in self-research. As an escape and overflight mechanism to think a new look at continuing education, it is proposed to understand this moment as an act of "workshop", having art as an ally for the experiences and provocations. The aim is to compose a scenario of possible methodological path for those who venture to mediate teacher training, while it discusses the need to create new modes of production of subjectivity that reflect in the school environment.
Collections
- Dissertações [125]