• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Corpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejante

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - MARIANA TOLENTINO DOS SANTOS.pdf (1.395Mb)
    Date
    2021
    Author
    Santos, Mariana Tolentino dos, 1990-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Docência
    Corporeidade
    Formação de professores
    Ciências Ambientais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho parte de inquietações de uma docente pesquisadora com relação aos processos de formação de professores e a corporeidade. Discute-se a inseparabilidade entre história de vida e fazer pedagógico, problematizando a necessidade de corporificar a formação continuada com vistas a experimentação ativa da pesquisa de si. Como mecanismo de fuga e sobrevoo para pensar um novo olhar sobre formação continuada, propõe-se a compreensão desse momento como um ato de "oficinar", tendo a arte como aliada para as vivências e provocações. Almeja-se compor um cenário de percurso metodológico possível para quem se aventura mediando formação docente, ao passo que discute a necessidade de criação de novos modos de produção de subjetividade que reflitam no ambiente escolar.
     
    Abstract: The present work starts from the concerns of a research teacher regarding the processes of teacher training and embodiement. The inseparability between life history and pedagogical practice is discussed, questioning the need to embody continuing education with a view to active experimentation in self-research. As an escape and overflight mechanism to think a new look at continuing education, it is proposed to understand this moment as an act of "workshop", having art as an ally for the experiences and provocations. The aim is to compose a scenario of possible methodological path for those who venture to mediate teacher training, while it discusses the need to create new modes of production of subjectivity that reflect in the school environment.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75795
    Collections
    • Dissertações [62]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV