Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Mariana Tolentino dos, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:38:29Z
dc.date.available2022-10-24T18:38:29Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75795
dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 17/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 54-59pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho parte de inquietações de uma docente pesquisadora com relação aos processos de formação de professores e a corporeidade. Discute-se a inseparabilidade entre história de vida e fazer pedagógico, problematizando a necessidade de corporificar a formação continuada com vistas a experimentação ativa da pesquisa de si. Como mecanismo de fuga e sobrevoo para pensar um novo olhar sobre formação continuada, propõe-se a compreensão desse momento como um ato de "oficinar", tendo a arte como aliada para as vivências e provocações. Almeja-se compor um cenário de percurso metodológico possível para quem se aventura mediando formação docente, ao passo que discute a necessidade de criação de novos modos de produção de subjetividade que reflitam no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work starts from the concerns of a research teacher regarding the processes of teacher training and embodiement. The inseparability between life history and pedagogical practice is discussed, questioning the need to embody continuing education with a view to active experimentation in self-research. As an escape and overflight mechanism to think a new look at continuing education, it is proposed to understand this moment as an act of "workshop", having art as an ally for the experiences and provocations. The aim is to compose a scenario of possible methodological path for those who venture to mediate teacher training, while it discusses the need to create new modes of production of subjectivity that reflect in the school environment.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleCorpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejantept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples