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    Meta : um método para avaliação de tecnologias educacionais acessíveis sob a perspectiva do design universal

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    R - D - KRISSIA MIKAELLY LOPES MENEZES.pdf (7.081Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Menezes, Krissia
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A literatura científica e movimentos da sociedade apontam para a necessidade de promover a igualdade de oportunidades no ambiente escolar, que deve considerar aspectos de inclusão e acessibilidade dos recursos educacionais. Diversas Tecnologias Educacionais têm sido adquiridas pelo Ministério da Educação, empresas privadas e demais instituições envolvidas em processos educacionais. Para que essas tecnologias sejam adequadas, elas precisam ser acessíveis para a maior parcela possível de pessoas em um entendimento alinhado com a visão da educação inclusiva e fundamentado no Design Universal. Entretanto, a avaliação de tecnologias educacionais de uma perspectiva inclusiva é por si só um desafio, e não há garantias de que as pessoas responsáveis por essa importante etapa tenham conhecimento sobre acessibilidade e inclusão. Assim, é preciso desenvolver recursos para orientar a avaliação de Tecnologias Educacionais a partir de uma visão inclusiva de acessibilidade e que possa ser conduzida por não especialistas. Esta pesquisa de mestrado investiga um método para avaliar Tecnologias Educacionais acessíveis fundamentado nos princípios do Design Universal e inspirado no Método de Avaliação Heurística. A pesquisa tem sua relevância na atualidade em função do reconhecimento de que a acessibilidade a tecnologias educacionais é um direito humano, assim como na necessidade de se cumprir o que determina a legislação vigente sobre acessibilidade. O método visa apoiar a avaliação de acessibilidade em Tecnologias Educacionais e promover o entendimento da acessibilidade a partir de uma perspectiva inclusiva, oferecendo diretrizes para capacitar e instrumentalizar os avaliadores durante o processo de aplicação. Três experimentos de avaliação foram realizados com profissionais com experiência em Interação Humano-Computador e alunos com pouca experiência em avaliações de acessibilidade, com o objetivo de consolidar o método e torná-lo cada vez mais eficiente e acessível: a) Avaliação do MeTA por profissionais com experiência em IHC; b) Experimento de organização das normativas; e c) Avaliação do MeTA por alunos da graduação e pós-graduação em informática. Os experimentos indicaram que o MeTA é útil e ajuda a aprender sobre avaliações de acessibilidade e a cada avaliação, os problemas encontrados e sugestões de melhorias foram considerados e foram realizadas modificações no método, com o objetivo de otimizar seu uso.
     
    Abstract: Scientific literature and societal movements point to the need to promote equal opportunities in the school environment, which should consider aspects of inclusion and accessibility of educational resources. Several Educational Technologies have been acquired by the Ministry of Education, private companies and other institutions involved in educational processes. For these technologies to be appropriate, they need to be accessible to as many people as possible in an understanding that is in line with the vision of inclusive education and grounded in Universal Design. However, evaluating educational technologies from an inclusive perspective is a challenge, and there is no guarantee that those responsible for this important step are knowledgeable about accessibility and inclusion. Thus, it is necessary to develop resources to guide the assessment of Educational Technologies from an inclusive view of accessibility that can be conducted by nonspecialists. This Master's research investigates a method to assess accessible Educational Technologies based on the principles of Universal Design and inspired by the Heuristic Assessment Method. The research has its relevance today due to the recognition that accessibility to educational technologies is a human right, as well as the need to comply with what is determined by the current legislation on accessibility. The method aims to support the assessment of accessibility in Educational Technologies and promote the understanding of accessibility from an inclusive perspective, offering guidelines to train and equip evaluators during the application process. Three evaluation experiments were carried out with professionals with experience in Human-Computer Interaction and students with little experience in accessibility evaluations, with the objective of consolidating the method and making it increasingly efficient and accessible: a) Evaluation of the MeTA by professionals with experience in IHC; b) Experiment in the organization of regulations; and c) Assessment of the MeTA by undergraduate and graduate students in informatics. The experiments indicated that the MeTA is useful and helps to learn about accessibility assessments and at each assessment, the problems found and suggestions for improvements were considered and modifications were made to the method, with the aim of optimizing its use.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74808
    Collections
    • Dissertações [258]

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