• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vacinas no ensino de ciências da natureza : uma análise em livros didáticos do novo ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    ISABELLA CAROLINA UMERES_BIOLOGIA_2021_1.pdf (2.745Mb)
    Date
    2021
    Author
    Umeres, Isabella Carolina, 1999-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Livro didático
    Educação em saude
    Vacinas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O livro didático participa de todas as fases da educação, sendo um material de extrema importância na contribuição e formação de alunos de todos os níveis. Portanto se torna essencial pesquisar um material de tamanha relevância, ainda mais temas que envolvem o coletivo, como relativos saúde. O estudo sobre vacinas possui extrema relevância para a sociedade, pois aborda conteúdos de cunho individual e coletivo, gerando impactos sociais ocasionados pela falta de informação. Sendo assim, se torna essencial analisar os livros didáticos em relação ao tema proposto, visto que muitas vezes, os livros são única e exclusiva fonte de pesquisa de alunos das escolas básicas. Levando em consideração que no ano de 2022, ocorrerá a mudança no Ensino Médio e a nova vigência do PNLD. Dessa forma, podemos compreender lacunas ocasionadas pela desinformação relacionadas a saúde, para que assim possamos reformular o Ensino de Ciências sobre educação em saúde. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e apresentar elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi feita por meio de fragmentos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, sendo expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Foram desenvolvidos oito critérios procurando enquadrar elementos importantes dos livros didáticos com temáticas relevantes para as vacinas. Após fazer a análise dos livros didáticos disponíveis online, obtive como principal resultados que as vacinas estão sendo tratadas com base nas fake news, como forma de alerta para os impactos das notícias falsas para a nossa sociedade, o tema apareceu na maioria dos livros. A relação entre vacinas e fake news foi muito explorada pelos livros didáticos, assim como associação entre vacinas e sociedade. Em síntese, vários aspectos biológicos não foram apresentados nos livros didáticos avaliados, o que pode acarretar prejuízos durante e após a aprendizagem. Especialmente se considere o desenvolvimento em Educação em Saúde (ES).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74789
    Collections
    • Licenciatura [65]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV