Vacinas no ensino de ciências da natureza : uma análise em livros didáticos do novo ensino médio
Date
2021Author
Umeres, Isabella Carolina, 1999-
Metadata
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Livro didáticoEducação em saude
Vacinas
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Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : O livro didático participa de todas as fases da educação, sendo um material de extrema importância na contribuição e formação de alunos de todos os níveis. Portanto se torna essencial pesquisar um material de tamanha relevância, ainda mais temas que envolvem o coletivo, como relativos saúde. O estudo sobre vacinas possui extrema relevância para a sociedade, pois aborda conteúdos de cunho individual e coletivo, gerando impactos sociais ocasionados pela falta de informação. Sendo assim, se torna essencial analisar os livros didáticos em relação ao tema proposto, visto que muitas vezes, os livros são única e exclusiva fonte de pesquisa de alunos das escolas básicas. Levando em consideração que no ano de 2022, ocorrerá a mudança no Ensino Médio e a nova vigência do PNLD. Dessa forma, podemos compreender lacunas ocasionadas pela desinformação relacionadas a saúde, para que assim possamos reformular o Ensino de Ciências sobre educação em saúde. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e apresentar elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi feita por meio de fragmentos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, sendo expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Foram desenvolvidos oito critérios procurando enquadrar elementos importantes dos livros didáticos com temáticas relevantes para as vacinas. Após fazer a análise dos livros didáticos disponíveis online, obtive como principal resultados que as vacinas estão sendo tratadas com base nas fake news, como forma de alerta para os impactos das notícias falsas para a nossa sociedade, o tema apareceu na maioria dos livros. A relação entre vacinas e fake news foi muito explorada pelos livros didáticos, assim como associação entre vacinas e sociedade. Em síntese, vários aspectos biológicos não foram apresentados nos livros didáticos avaliados, o que pode acarretar prejuízos durante e após a aprendizagem. Especialmente se considere o desenvolvimento em Educação em Saúde (ES).
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