Formação de professores no contexto de um projeto de compostagem comunitária
Resumo
Resumo : O presente estudo está no âmbito de um projeto de extensão no município de Palotina, o qual visou a mobilização social da comunidade para a segregação dos resíduos sólidos em três frações, incentivando as pessoas a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem, os rejeitos aos aterros sanitários e os orgânicos às composteiras domiciliares. O projeto Palotina recicla o orgânico distribuiu mais de 500 composteiras aos moradores do município e cerca de 20 instituições de ensino receberam uma caixa de compostagem. Tendo em vista a importância de se trabalhar a educação ambiental em espaços formais de ensino, de maneira transversal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do projeto de extensão universitária Palotina recicla o orgânico para a formação continuada dos professores envolvidos com o projeto. O presente trabalho é de cunho qualitativo e o instrumento selecionado para a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário adaptado para um formulário eletrônico. Após essa etapa, foi utilizado a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) para fragmentar, categorizar e analisar a resposta de cada participante. Os dados indicaram que a maioria dos participantes não possuem formação em educação ambiental, mas já trabalharam ou trabalham com educação ambiental. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos participantes estão a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga de conteúdo e pouco engajamento de parte da equipe da escola. Contudo, o projeto contribuiu significativamente para sensibilização ambiental dos participantes do projeto, modificando a realidade das escolas e permitindo que alunos, funcionários e professores passassem a refletir sobre o consumo e a importância da mudança de hábitos com relação à separação dos resíduos sólidos. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre os professores, alunos e funcionários. Por fim, considerando que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, considera-se que acabou por potencializar o enraizamento da prática de compostagem nas escolas.
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