• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação de professores no contexto de um projeto de compostagem comunitária

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANA MARIA DE SENA_BIOLOGIA_2021_1.pdf (2.413Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Sena, Ana Maria de, 1998-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo está no âmbito de um projeto de extensão no município de Palotina, o qual visou a mobilização social da comunidade para a segregação dos resíduos sólidos em três frações, incentivando as pessoas a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem, os rejeitos aos aterros sanitários e os orgânicos às composteiras domiciliares. O projeto Palotina recicla o orgânico distribuiu mais de 500 composteiras aos moradores do município e cerca de 20 instituições de ensino receberam uma caixa de compostagem. Tendo em vista a importância de se trabalhar a educação ambiental em espaços formais de ensino, de maneira transversal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do projeto de extensão universitária Palotina recicla o orgânico para a formação continuada dos professores envolvidos com o projeto. O presente trabalho é de cunho qualitativo e o instrumento selecionado para a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário adaptado para um formulário eletrônico. Após essa etapa, foi utilizado a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) para fragmentar, categorizar e analisar a resposta de cada participante. Os dados indicaram que a maioria dos participantes não possuem formação em educação ambiental, mas já trabalharam ou trabalham com educação ambiental. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos participantes estão a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga de conteúdo e pouco engajamento de parte da equipe da escola. Contudo, o projeto contribuiu significativamente para sensibilização ambiental dos participantes do projeto, modificando a realidade das escolas e permitindo que alunos, funcionários e professores passassem a refletir sobre o consumo e a importância da mudança de hábitos com relação à separação dos resíduos sólidos. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre os professores, alunos e funcionários. Por fim, considerando que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, considera-se que acabou por potencializar o enraizamento da prática de compostagem nas escolas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74786
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV