• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação de professores no contexto de um projeto de compostagem comunitária

    Thumbnail
    View/Open
    ANA MARIA DE SENA_BIOLOGIA_2021_1.pdf (2.413Mb)
    Date
    2021
    Author
    Sena, Ana Maria de, 1998-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Avaliação
    Residuos organicos
    Educação ambiental
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O presente estudo está no âmbito de um projeto de extensão no município de Palotina, o qual visou a mobilização social da comunidade para a segregação dos resíduos sólidos em três frações, incentivando as pessoas a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem, os rejeitos aos aterros sanitários e os orgânicos às composteiras domiciliares. O projeto Palotina recicla o orgânico distribuiu mais de 500 composteiras aos moradores do município e cerca de 20 instituições de ensino receberam uma caixa de compostagem. Tendo em vista a importância de se trabalhar a educação ambiental em espaços formais de ensino, de maneira transversal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do projeto de extensão universitária Palotina recicla o orgânico para a formação continuada dos professores envolvidos com o projeto. O presente trabalho é de cunho qualitativo e o instrumento selecionado para a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário adaptado para um formulário eletrônico. Após essa etapa, foi utilizado a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) para fragmentar, categorizar e analisar a resposta de cada participante. Os dados indicaram que a maioria dos participantes não possuem formação em educação ambiental, mas já trabalharam ou trabalham com educação ambiental. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos participantes estão a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga de conteúdo e pouco engajamento de parte da equipe da escola. Contudo, o projeto contribuiu significativamente para sensibilização ambiental dos participantes do projeto, modificando a realidade das escolas e permitindo que alunos, funcionários e professores passassem a refletir sobre o consumo e a importância da mudança de hábitos com relação à separação dos resíduos sólidos. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre os professores, alunos e funcionários. Por fim, considerando que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, considera-se que acabou por potencializar o enraizamento da prática de compostagem nas escolas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74786
    Collections
    • Licenciatura [65]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV