• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Temática indígena no ensino de história : os Avá-Guarani e a construção da Hidrelétrica de Itaipu (1973-1982)

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - CRISLENE BUENO DE CARVALHO GALDINO.pdf (5.440Mb)
    Date
    2021
    Author
    Galdino, Crislene Bueno de Carvalho, 1980-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Indígenas da América do Sul - Brasil
    Indígenas - Educação
    Índios Avá Guarani
    Indios Avá Guarani - Paraná
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: A presente dissertação busca discutir sobre a violação dos direitos humanos dos povos indígenas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu durante a ditadura civil-militar, bem como a luta dos Avá-Guarani, grupo presente na região Oeste do Paraná, por seus territórios, que já vinham sofrendo invasões há muitos anos, pelo menos desde a década de 1940, com a Marcha para o Oeste e a chegada de companhias colonizadoras e madeireiras. O megaprojeto articulado pelos ditadores do Brasil e Paraguai, cujo discurso desenvolvimentista era usado como justificava para a tomada dos territórios dos Avá-Guarani, ocasionou, de forma autoritária e violenta, a expulsão das famílias indígenas, levando-as a uma dispersão para outros locais. Com a subida do nível da água para a formação do lago de Itaipu, os Avá- Guarani, além de serem desterrados, perderam para sempre os seus locais sagrados que foram submergidos, como os cemitérios, as casas de reza e o maior conjunto de cachoeiras do mundo em volume de água, o Salto de Sete Quedas. Embora a Itaipu apresente como encerrado o caso sobre os territórios indígenas que a empresa tomou, os Avá-Guarani continuam lutando por suas terras, por demarcação de novos territórios e contra as violações de direitos humanos sobre eles que ainda ocorrem no presente, principalmente por parte da população não indígena que vive próximo a eles e que os discriminam, quando não agem com violência e os assassinam. Essa luta pelo direito de existirem e serem respeitados é constante, e a educação é um dos caminhos para que se possa desenvolver o respeito sobre a diversidade cultural. Esta dissertação está dividida em quatro capítulos. No primeiro, é traçado um breve histórico sobre a colonização do oeste paranaense, desde a Marcha para o Oeste, até a ditadura civil-militar e a construção da Hidrelétrica de Itaipu; no segundo, são abordadas as políticas indigenistas nacionais, desde o começo do século XX até a produção do Relatório Figueiredo durante a ditadura civil-militar, que revela diversas violações de direitos contra as populações indígenas; no terceiro, trata-se dos indígenas Avá-Guarani da região Oeste do Paraná, e sobre a violência sofrida por eles, até sua situação atual; e no quarto, apresenta-se uma parte didática, desenvolvida por meio de uma aula-oficina investigativa, que tem como objetivo levar o conhecimento e a consciência histórica sobre o tema, em relação ao passado e ao presente, com base no conceito de humanismo, proposto por Jörn Rüsen.
     
    Abstract: This thesis pursuit to discuss the violation of human rights of indigenous people during the construction of the Itaipu Hydroelectric Power Plant in the context of the civilmilitary dictatorship, as well as the struggle of the Avá-Guarani, group present in the Western region of Paraná, for their territories, already suffering invasions by many years, at least since the 1940s, with the Run to the West and the forthcoming of colonizing and logging companies. The mega-project articulated by the dictators of Brazil and Paraguay, whose developmental discourse was used to justify the taking of the territories of the Avá-Guarani, caused, in an authoritarian and violent way, the expulsion of indigenous families, taking them to disperse to others locations. With the rise of the water level to form the lake of Itaipu, the Avá-Guarani, in addition, lost forever their submerged sacred sites, such as cemeteries, prayer houses and the largest set of waterfalls of the world in water volume, the Seven Falls Jump. Although Itaipu take the case on the indigenous territories as closed, the Avá-Guarani continues to fight for their lands, for the new territories demarcation and fighting against human rights violations on them that keep happening, mainly by the non-indigenous population who lives close to them, who discriminate them, when not acting with violence and murder. This fight for the right to exist and to be respected is constant, and education is one of the ways to develop respect for cultural diversity. This dissertation is divided into four chapters. In the first, a brief history of the colonization of the west of Paraná is outlined, from the March to the West, to the civil-military dictatorship and the construction of the Itaipu Dam; in the second, national indigenous policies are addressed, from the beginning of the 20th century until the production of the Figueiredo Report during the civil-military dictatorship, which reveals several violations of rights against indigenous populations; the third deals with the Avá-Guarani indigenous peoples of the western region of Paraná, and the violence suffered by them, up to their current situation; and in the fourth, there is a didactic part, developed through an investigative class-workshop, which aims to bring knowledge and historical awareness on the subject, in relation to the past and present, based on the concept of humanism, proposed by Jörn Rüsen.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74137
    Collections
    • Dissertações [19]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV