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dc.contributor.advisorIared, Valéria Ghisloti, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorQualho, Vanessa Aparecida, 1998-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T13:52:47Z
dc.date.available2022-03-14T13:52:47Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73981
dc.descriptionOrientadora : Valéria Ghisloti Iaredpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para a conservação da biodiversidade, considerando-a como prioritária na construção de políticas públicas e práticas educativas em ambientes formais e informais. Nestes espaços, ainda prevalecem o ensino tradicional onde o aprender está "dentro da caixa" e a publicação da Base Nacional Curricular Comum culminou no reforço desse ensino cartesiano. A proposta de uma perspectiva "fora da caixa" visa permitir que os aprendizes busquem a construção de seu conhecimento baseado nos elementos somaestéticos, utilizando mente e corpo, onde a educação da atenção é mais potente que a intenção. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar um curso online sobre fungos para cinco professores da Educação Básica de Palotina (PR) sob a perspectiva da educação ambiental "fora da caixa". Para realizar um diagnóstico prévio, foi aplicado um questionário para os professores da educação básica com questões envolvendo a temática fungos e a educação ambiental. Com base nessas respostas, foi realizado o curso nos meses de junho e julho de 2020, que previu como produto final, a elaboração de portfólios digitais. Ainda, durante o curso, os professores responderam um questionário avaliativo sobre o curso. Para analisar os resultados foi delimitado o corpus de análise: 1) questionário diagnóstico; 2) portfólio; e 3) questionário avaliativo. Após os registros, foi realizada uma triangulação desses dados que apontaram que o ensino cartesiano ainda prevalece na educação atual e a dificuldade em se trabalhar com a perspectiva de um corpo somaestético engajado no mundo. Este resultado é congruente com outras pesquisas realizadas sob esta concepção teórica. Conclui-se sobre a importância de motivar outros estudos que preconizem pela multissensorialidade nas práticas em educação ambiental.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise de um curso online sobre fungos desenvolvido para professores da educação básica sob a perspectiva de educação ambiental "fora da caixa"pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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