• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Oceanografia
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Oceanografia
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da qualidade físico-química e bacteriológica das águas de rio e de poços residenciais na Práia das Encantadas (Ilha do Mel), Paraná, Brasil.

    Thumbnail
    View/Open
    JUNIOR, Wilson Luiz Carneiro.pdf (12.50Mb)
    Date
    2015
    Author
    Carneiro Junior, Wilson Luis
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Aquiferos - Paraná, Rio, Bacia
    Controle de qualidade da água
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    A água subterrânea tem um papel importante no abastecimento de água para consumo humano e encontra-se em aquiferos. No litoral do Paraná os. aquiferos são classificados como aquiferos livres, pois têm influência direta da superficie. Sua composição é resultante da drenagem da água desde o solo até o aquifero. Por isso são recursos extremamete delicados e sujeitos à contaminação por atividades antrópicas. O estudo foi desenvolvido na Vila das Encantadas-Ilha do Mel. Nela não há tratamento de esgoto, estes são lançados em fossas sépticas. As análises das águas foram feitas em 26 poços residenciais, dos próprios moradores, em que foram analisados parâmetros fisico-químicos (pH, cor, turbidez, temperatura, ferro e salinidade) e microbiológicos (coliformes totais e Escherichia coli). Também foi analisada, em quatro pontos, a água do principal rio (sangradouro) que corta a vila. Com o intuito de avaliar a qualidade da água dos poços e do aquifero livre, os resultados foram comparados com a da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que estabelece valores máximos permitidos para cada parámetro de qualidade da água para consumo humano. Em cada um dos 26 poços amostrados, foram encontrados valores acima dos permitidos pela legislação em um ou mais parâmetros. O mais discrepante foi o pH, cujos valores foram abaixo dos legalmente estabelecidos, em todos os poços. A turbidez esteve acima do permitido em 4 dos 26 poços. O ferro principalmente no poço 13 e a cor no poço 7. Não foi detectada a presença da E. coli, principal indicador de contaminação por esgotos domésticos em nenhum dos poços, exceto no caso do morador que canalizou água superficial. No rio que corta a vila, os valores de coliformes totais e E. coli foram acima de 8.064,3 NMP/100mL. Palavras-chaves: aquiferos costeiros, qualidade da água, Ilha do Mel, poços residenciais, Escherichia coli.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73954
    Collections
    • Oceanografia [207]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV