Geografia e administração : o conhecimento geográfico como competência na administração contemporânea
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Data
2020Autor
Scherer, André Felipe Andrade, 1987-
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Resumo: Para que um Administrador profissional formado possa exercer sua função com sucesso, deve ter o domínio de um acervo de "conhecimentos geográficos" (ser capaz de compreender mapas, conceitos-chave da Geografia, identificar e considerar aspectos culturais, da natureza, sustentabilidade, diversidades, geoinformações, estatísticas territoriais, relações de produção, poder, dentre outros). A falta desta compreensão horizontal sobre o ambiente e suas variáveis interfere diretamente nas decisões administrativas; trazendo consequências muitas vezes insatisfatórias sob o ponto de vista estratégico ou social. Desta forma, o presente trabalho traz à tona esta discussão tendo como objetivo demonstrar que a Geografia se constitui como uma ciência fundamental e significativa para a atividade profissional dos Administradores - ainda que não seja considerada e sistematizada de maneira formal nos cursos de gestão. Como metodologia, foram utilizados levantamentos históricos e epistemológicos de Geografia e Administração, análise documental de grades curriculares dos 10 principais cursos de gestão do país e entrevista semiestruturada junto a gestores de empresas, a fim de se identificar esta contribuição geográfica na prática. Os resultados obtidos demonstram que a Geografia se faz presente no cotidiano gerencial e que pode atuar como um elemento de suporte nas decisões - mas que, contraditoriamente não é debatida a contento durante a formação profissional destes líderes. Abstract: For a professional Administrator to be able to successfully perform his must havemastery of a collection of "geographic knowledge" (be able to understand maps, keyconcepts of Geography, identify and consider cultural aspects, nature, sustainability,diversities, geoinformation, territorial statistics, production relations, power, amongothers). The absence of this understanding about the environment and its variablesdirectly interferes with administrative decisions; bringing consequences that are oftenunsatisfactory from a strategic or social point of view. The present work brings up thisdiscussion with the objective of demonstrating that Geography is constituted as afundamental and significant science for the professional activity of the Administrators- even if it is not considered and systematized in a formal way in management courses.As a methodology, historical and epistemological surveys of Geography andAdministration, documentary analysis of curricular grades of the 10 main courses inthe country (Brazil) and semi-structured interviews with company managers wereused, in order to identify this need in practice. The results obtained demonstrate thatGeography is present in the managerial daily life and that it can act as a supportelement in decisions - but that, contradictorily, it is not properly discussed during theprofessional training of these leaders.
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