A "operação mata-mendigos" na Guanabara : representações e apropriações no jornal Ultima Hora, no Poder Legislativo, no Poder Judiciário, no teatro e no cinema
Abstract
Resumo: O presente trabalho visa recuperar e comparar memórias e narrativas sobre a assim - num conjunto de chacinas contra pessoas em situação de rua entre os anos de 1962 e 1963, perpetradas por agentes do Serviço de Repressão à Mendicância, subordinado à Delegacia de Vigilância e Capturas do Departamento Estadual de Segurança Pública do estado da Guanabara. Fornecemos um breve histórico sobre o jornal carioca Ultima Hora (pioneiro em denunciar o caso) e Carlos Lacerda (na época governador do estado da Guanabara) através de revisão bibliográfica e fontes de imprensa, destacando seus conflitos políticos; fornecemos também um breve histórico sobre o surgimento do estado da Guanabara. Conforme nos aproximamos de nosso objeto de estudo, cronológica e tematicamente, empreendemos uma análise de valência com amostra aleatória de conteúdos publicados pelo Ultima Hora sobre os governos de Sette Câmara e Carlos Lacerda (1960-1961), bem com uma análise de enquadramento de quatro séries policiais sobre os cárceres da Guanabara (1960-1961). Estas prospecções iniciais indicam, como hipótese, um acontecimento instrumentalizado e levado adiante majoritariamente com finalidades políticas. Procedemos com uma revisão da literatura de não ficção que cita a - hipótese e revelando a pouca centralidade e densidade do assunto na produção apresentada, bem como a existência inconsistências e lacunas. Corroboramos nossa hipótese com uma análise seriada de conteúdos publicados sobre o caso, seus antecedentes diretos e desdobramentos no jornal Ultima Hora (1961-1969), recorrendo subsidiariamente a outros jornais, ao parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (1963) sobre o caso e à sentença de pronúncia contra os implicados (1963). A análise destas fontes sincrônicas reafirma a ampla influência política na produção de conteúdos do jornal, perenizada na literatura de não ficção, e permite suprir as lacunas e inconsistências ora evidenciadas. Entre as apropriações artísticas, analisamos o texto dramatúrgico Topografía de un desnudo. Esquema para una indagación inútil. Obra en dos actos de caridad (1965), de Jorge Díaz; sua posterior adaptação teatral por Teresa Aguiar, Topografia de um desnudo (1985); e a adaptação fílmica homônima (2009), também dirigida por Teresa Aguiar. Fornecemos um breve histórico da criação e adaptação destes bens culturais; uma análise de suas narrativas, evidenciando as influências, confluências e divergências entre si e em relação ao caso; e analisamos também como a intermidialidade é instrumentalizada na adaptação fílmica como forma de reinserção de referentes históricos diretos na narrativa. As diversas fontes sincrônicas e diacrônicas analisadas evidenciam disputas de memória sobre o episódio, vinculam-no majoritariamente a dois atores sociais (Ultima Hora e Carlos Lacerda), implicam num trânsito prioritário entre a História Política e a História Cultural, e relegam um papel secundário a indivíduos diretamente envolvidos no caso (vítimas e perpetradores). Cientes de tais padrões (ou ruídos) e do potencial papel deste trabalho em futuras disputas de memória sobre o caso, procedemos com uma breve autocrítica de nosso trajeto de pesquisa. Abstract: The present study aims to recover and compare memories and narratives about the soe episode consisted in a series of massacres against homeless people between the years of 1962 and 1963, perpetraded by agents of the Service for the Repression of Begging, subordinated to the Police and Surveillance Department of the State Department of Public Security in the state of Guanabara. We provide a brief history about the newspaper Ultima Hora (pioneer in reporting the case) and Carlos Lacerda (governor of the Guanabara state at the time) through literature review and press sources, emphasizing their political conflicts; We also provide a brief history on the birth of the Guanabra state. As we move closer to our study subject, historically and thematically, we undertake an analysis of valence with random sample on the contents published by Ultima Hora newspaper about the governments of Sette Camara and Carlos Lacerda (1960-1961), as well a framing analysis of four police series on Guanabara's prisons (1960-1961). These initial prospections indicate, as hypothesis, an event instrumentalized and carried forward mostly for political purposes. We proceed with a literature review on non-fiction books that mention 1963 and 2020) strengthening the hypothesis and revealing the low centrality and density of the subject in the presented production, as well as existing inconsistencies and gaps. We corroborate our hypothesis with a serial analysis of published content about the case, its direct antecedents and its delevopments through the newspaper Ultima Hora (1961-1969), subsidiarily relying on other newspapers, on the legislative opinion for the Parliamentary Commission of Inquiry about the case (1963) and on the indictment sentence against the culprits (1963). The analysis of these synchronous sources reaffirms the wide political influence on the production of the newspaper contents, perennialized in non-fiction literature, and allows us to fill the gaps and inconsistencies previously highlighted. Among the artistic appropriations, we analysed the dramaturgical text Topografía de un desnudo. Esquema para una indagación inútil. Obra en dos actos de caridad (1965), by Jorge Díaz; its later theatrical adaptation by Teresa Aguiar, Topografia de um desnudo (1985); and the homonymous film adaptation (2009), also directed by Teresa Aguiar. We provide a brief history on the creation and adaptation of these cultural goods; an analysis of their narratives, showing the influences, confluences and divergences among themselves and in relation to the case; and we also analyse how the intermidiality is instrumentalized in the film as a way of reinserting direct historical references in the narrative. The various synchronic and diachronic sources analysed reveal conflicts of memory about the episode, attach it to two main social actors (Ultima Hora and Carlos Lacerda), imply a transit mainly between Political History and Cultural History, and relegate a secondary role to individuals directly involved in the case (victims and perpetrators). Aware of such patterns (or noises) and of the potential role of this study in future conflicts of memory about the case, we proceed a brief self-criticism of our research pathways.
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- Teses [155]