Illvminata : trajetória, aspectos da pesquisa autodidata, da performance e atividade de ensino
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar como as atividades do Illvminata - Grupo de Pesquisa autodidata e Performance em Música Antiga - possibilitaram a diferentes públicos a prática de música dos períodos medieval e renascentista. Para tanto, buscamos fundamentação teórica na proposta pedagógica de Paulo Freire (2020) e nos escritos de Lucy Green (2008, 2012) sobre práticas informais de ensino de música. Sob a ótica da autoetnografia, descrevemos a trajetória do grupo e as atividades educativas por ele realizadas em sua maioria na cidade de Curitiba, Paraná. Analisamos aspectos do ensino de música por meio da pesquisa de registros documentais de atividades como concertos didáticos, aulas, mostras e oficinas de música promovidas pelo grupo no recorte temporal entre 2015 e 2019. Realizamos entrevistas com os integrantes de diferentes formações do grupo para complementar a descrição e análise das estratégias de ensino utilizadas. Discutimos temáticas empregadas em suas diferentes práticas, tais quais a questão do ensino não-formal para público heterogêneo e os desafios e fronteiras da performance historicamente informada dentro da realidade de atuação do grupo. Diante disso, esta pesquisa busca contribuir com pesquisadores e professores interessados em utilizar repertórios de música antiga, principalmente dos períodos medieval e renascentista, sob uma perspectiva da aprendizagem musical no seu fazer prático, no âmbito da sua vivência. Abstract: This work aims to describe and analyze how the activities of Illvminata - Self taught Research and Performance Group in Early Music - enabled different audiences to practice music from the medieval and renaissance periods. For this, we seek theoretical foundation in the pedagogical proposal of Paulo Freire (2020) and in the writings of Lucy Green (2008, 2012) on informal music teaching practices. From the perspective of autoetnography, we describe the trajectory of the group and the educational activities carried out mostly in the city of Curitiba - Paraná. We analyzed aspects of music teaching through the search of documentary records of activities such as didactic concerts, classes, exhibitions and music workshops promoted by the group in the time frame between 2015 and 2019. We conducted interviews with members of the group in different formations to complement the description and analysis of the group's teaching strategies. We discuss themes used in their different practices, such as the issue of non-formal education for heterogeneous audiences and the challenges and frontiers of historically informed performance within the reality of the group's performance. Thus, this research seeks to contribute with researchers and teachers interested in using repertoires of early music, mainly from the medieval and renaissance periods, from a perspective of musical learning in its practical making, within the scope of its experience.
Collections
- Dissertações [189]