Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardopt_BR
dc.contributor.authorPaladino, Amanda Moura Possette, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T16:25:12Z
dc.date.available2021-12-20T16:25:12Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72268
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 147-155pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação efetuada a partir da perspectiva etnomusicológica, sobre a produção musical de quatro pianistas paulistas com o objetivo de identificar paradigmas musicais criados e desenvolvidos durante suas trajetórias. O trabalho está centrado na personalidade musical desses pianistas, nascidos na década de 1940, que são considerados figuras emblemáticas da produção musical popular brasileira: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. Para a investigação, levam-se em conta as narrativas individuais desses músicos a respeito de sua produção. Na pesquisa, segundo a perspectiva da etnomusicologia dialógica (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), realiza-se um levantamento dos aspectos da música popular instrumental paulista e utiliza-se uma metodologia interdisciplinar a partir de métodos como: a descrição etnográfica (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), etnografias virtuais (HINE, 2004) de apresentações artísticas, entrevistas, transcrições e análises de materiais audiovisuais, partituras e arranjos (BENT, 2001).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work is the result of an investigation carried out from an ethnomusicological perspective, on the musical production of four pianists from São Paulo with the aim of identifying musical paradigms created and developed during their trajectories. The work is centered on the musical personality of these pianists, born in the 1940's decade, which are considered emblematic figures of Brazilian popular music production: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. For the investigation, the individual narratives of these musicians about their own production are taken into account. In the research, from the perspective of dialogical ethnomusicology (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), a survey of aspects of São Paulo's popular instrumental music is carried out and an interdisciplinary methodology is used based on methods such as: ethnographic description (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), virtual ethnographies (HINE, 2004) of artistic presentations, interviews, transcriptions and analysis of audiovisual materials, scores and arrangements (BENT, 2001).pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (179 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsica instrumental - Brasilpt_BR
dc.subjectPianistas - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.titlePianistas paulistas : paradigmas de elementos musicais e extramusicaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples