Mineração de processos como ferramenta de mitigação e prevenção de fraudes na gestão pública
Resumo
Resumo: A pesquisa analisa o emprego da mineração de processos como ferramenta de prevenção e mitigação de fraudes na gestão pública, contribuindo na produção de medidas de combate à fraude, minimização de riscos e melhoria na aplicação dos recursos e serviços públicos. Adota-se a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva com a utilização de meios bibliográficos e ex post facto. As etapas propostas visam apontar as ferramentas, bases de dados, métodos e técnicas de processos de mineração para prevenção de fraudes, por meio de uma revisão da literatura, seguida de um mapeamento comparativo de ferramentas de mineração de processos e uso das técnicas de mineração de processos em um conjunto de registros de eventos criados com base em dados abertos de execução de obras públicas. Na revisão de literatura a estratégia de pesquisa considerou o conjunto de termos mineração de processos e fraudes, que indicaram a predominância da utilização da ferramenta ProM nos estudos, com aplicação em processos de compras e nos setores bancário e de saúde. O mapeamento comparou 8 ferramentas, de códigos-fonte abertos e fechados, indicando características relacionadas aos tipos de arquivos importáveis e exportáveis, além de recursos vinculados aos processos, como descoberta, verificação de conformidade e aprimoramento, dentre outros. As simulações utilizando-se três ferramentas permitiram a identificação de anomalias, como atividades de medição da execução de obras, o que proporciona oportunidades na continuidade dos estudos na abordagem de identificar a visão do usuário da mineração de processos. Palavras-chave: Mineração de processos. Registros de eventos. Fraude. Anomalia. Administração Pública. Obras Públicas. Gestão da Informação. Abstract: The research analyzes the use of process mining as a tool for preventing and mitigating fraud in public management, contributing to the production of measures to combat fraud, minimize risks and improve the application of resources and public services. A qualitative approach, of an applied nature, is adopted. As for the objectives, the research is descriptive with the use of bibliographic and ex post facto means. The proposed steps aim to point out the tools, databases, methods, and techniques of mining processes for fraud prevention, through a literature review, followed by a comparative mapping of process mining tools and the use of mining techniques. processes in a set of event records created based on open public works execution data. In the literature review, the research strategy considered the set of terms mining processes and fraud, which indicated the predominance of the use of the ProM tool in the studies, with application in purchasing processes and in the banking and health sectors. The mapping compared 8 tools, from open and closed sources, indicating characteristics related to the types of importable and exportable files, as well as resources linked to processes, such as discovery, verification of compliance and improvement, among others. The simulations using three tools allowed the identification of anomalies, such as activities to measure the execution of works, which provide opportunities for continuing studies in the approach to identifying the user's view of process mining. Keywords: Process mining. Event logs. Fraud. Anomaly. Public administration. Public works. Information management.
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