A liberdade em questão na realidade dos jovens do ensino médio
View/ Open
Date
2020Author
Canton, Franke José, 1975-
Metadata
Show full item recordSubject
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Liberdade - Filosofia
Estudantes do ensino médio
Existencialismo
Filosofia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Este trabalho propõe um estudo filosófico em torno da questão da liberdade na realidade dos jovens do Ensino Médio ao partir do mundo concreto, do cotidiano dos estudantes. Para isso, buscará uma investigação filosófica a partir de alguns textos selecionados do filósofo Jean-Paul Sartre e o conceito de liberdade absoluta em suas principais obras O Ser e o Nada e O Existencialismo é um Humanismo. A partir dessa análise, podemos notar que o conceito de liberdade incondicional não exclui, de modo algum, a forma como a existência humana comporta certos dados, certas situações-limites, obstáculos, resistências, tais como, o lugar, o passado, imprevistos de nossos arredores, as relações com o próximo, a morte entre outras significações que mantemos com o mundo e com outros seres humanos, os quais parecem, à primeira vista, um claro impedimento para a ideia de uma liberdade absoluta. Sartre considera que o homem não nasce pronto, que há sempre a possibilidade de construir-se e reconstruir-se, pois não possui uma essência, uma natureza que o define previamente. Assim, ao afirmar que o ser humano se define por sua existência e por tudo aquilo que ele fizer de si mesmo, dentro das mais diversas situações e condições, mesmo as mais adversas, Sartre fundamenta uma ética da responsabilidade na qual o ser humano não é apenas responsável por si mas por toda humanidade. O objetivo é mostrar que a definição de liberdade implica em pensar o ser humano em seu mundo prático, ou seja, o conceito de liberdade absoluta não consiste num pensamento desconectado do mundo concreto, mas do homem em seu cotidiano, no modo como o homem direciona suas escolhas, em sua ação, na forma como ele se projeta em direção a um conjunto de determinações seja para confrontá-las seja para resignar-se, pois conformar-se ou lutar contra toda forma de obstáculo é uma decisão livre. O encaminhamento metodológico proporciona ao estudante não só uma reflexão sobre grandes questões éticas mas também sobre aqueles acontecimentos que marcam o dia a dia, os pequenos fatos, mesmo que pareçam insignificantes. Nesse sentido, espera-se que o estudante desenvolva não somente uma compreensão do texto filosófico em seus elementos internos, mas uma consciência crítica da realidade social, cultural e política em que vivem, uma atitude responsável, ao mesmo tempo filosófica e social, de luta contra toda forma de conformação, preconceito, falta de reflexão e toda forma de determinismo absoluto que nega a possibilidade da liberdade humana. Palavras-chave: Liberdade. O lugar. O passado. Os arredores. Os outros. Responsabilidade. Abstract: This work proposes a philosophical study around the question of freedom in the reality of young people in high school, starting from the concrete world, from the students' daily lives. For this, it will seek a philosophical investigation based on selected texts by the philosopher Jean-Paul Sartre and the concept of absolute freedom in his main works Being and Nothingness and Existentialism is a humanism. From this analysis, we can see that the concept of unconditional freedom in no way excludes the way in which human existence holds certain data, certain limit situations, obstacles, resistances, such as place, past, unforeseen circumstances. our surroundings, relations with others, death, among other meanings that we maintain with the world and with other human beings, which seem, at first sight, a clear impediment to the idea of absolute freedom. Sartre considers that man is not born ready, that there is always the possibility of building and rebuilding himself, as he does not have an essence, a nature that defines him previously. Thus, in affirming that the human being is defined by his existence and by everything he does of himself, within the most diverse situations and conditions, even the most adverse ones, Sartre bases an ethics of responsibility in which the human being is not only responsible for you but for all humanity. The objective is to show that the definition of freedom implies thinking human beings in their practical world, that is, the concept of absolute freedom does not consist of a thought disconnected from the concrete world, but from man in his daily life, in the way man directs his choices, in his action, in the way he projects himself towards a set of determinations, either to confront them or to resign himself, because conforming to or fighting every form of obstacle is a free decision. The methodological approach provides the student not only with a reflection on major ethical issues but also on those events that mark everyday life, the small facts, even if they seem insignificant. In this sense, it is expected that the student develops not only an understanding of the philosophical text in its internal elements, but a critical awareness of the social, cultural and political reality in which they live, a responsible attitude, at the same time philosophical and social, of struggle against every form of conformation, prejudice, lack of reflection and every form of absolute determinism that denies the possibility of human freedom. Keywords: Freedom. The place. The past. The surroundings. The others. Responsibility.
Collections
- Dissertações [155]