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dc.contributor.advisorAssunção, Luciana Reichert da Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherFraiz, Fabian Calixto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.creatorFagundes, Fábio Anevan Ubiskipt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T14:54:47Z
dc.date.available2024-02-22T14:54:47Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71814
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Luciana Reichert Assunção Zanonpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Fabian Calixto Fraizpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 28/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudos têm demonstrado uma associação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e o conhecimento sobre saúde bucal. No entanto, pouco é relatado sobre a influência do ASB na conduta adotada frente a avulsão do dente permanente. Este estudo, do tipo observacional longitudinal, avaliou a associação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e o conhecimento de professores do ensino fundamental na conduta frente à avulsão dentária. Uma amostra representativa foi composta por 200 professores do ensino fundamental de crianças entre 6 e 12 anos de idade da rede pública municipal de ensino em Pinhais, Paraná, Brasil. O conhecimento frente à avulsão dentária foi verificado por meio do escore de conhecimento (EC) obtido por seis afirmações com respostas em escala Likert em três momentos: antes da intervenção (Fase I/pré-teste), imediatamente após (Fase II/pós-teste) e dois meses após (Fase III/teste de seguimento-TS). A intervenção educativa consistiu em leitura de um folheto elaborado pela Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária (SBTD) de acordo com a proposta da International Associaton for Dental Traumatology. O ASB foi avaliado pelos instrumentos Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30) e Brazilian Oral Health Literacy Adult Questionnaire (BOHL-AQ) aplicados na Fase I, previamente à intervenção educativa, por um examinador calibrado (k > 0,911; ICC > 0,981). Fatores socioeconômicos foram avaliados em questionário desenvolvido para este estudo e de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisa (ABEP, 2019). Experiência anterior à entrevista e orientação prévia quanto à conduta frente à avulsão de dente permanente também foram investigadas. Os dados foram analisados por testes não paramétricos e regressão de Poisson uni e multivariada com variância robusta (a = 0,05). Dos 200 participantes das Fases I e II, 195 (98%) eram do sexo feminino, com média de tempo de profissão de 16,5 anos (desvio padrão; DP = 9,6). A mediana da renda per capita mensal domiciliar foi de R$1.333,33 (valor mínimo= R$333,00 e máximo= R$6.000,00). A maioria dos participantes pertenciam à classe econômica igual ou superior à B (82,1%). BREALD-30 apresentou mediana de 28 (mínimo:19, máximo:30) e BOHL-AQ apresentou mediana de 15 (mínimo: 8, máximo: 17). Na fase III, participaram 190 indivíduos. Houve um aumento significativo no escore de conhecimento (EC) no pós-teste quando comparado ao pré-teste (mediana de 5 e 1, respectivamente; p < 0,001). Por outro lado, houve uma redução significativa do EC no TS quando comparado ao pós-teste (Mediana de 3 e 5, respectivamente; p < 0,001). No modelo múltiplo, as variáveis associadas ao EC no pré-teste (Fase I) foram a renda mensal per capta (REa = 1,29; IC95%: 1,04- 1,61; p = 0,019), orientação prévia (REa = 1,28; IC95%: 1,02-1,61; p = 0,035) e o ASB/BREALD-30 (REa = 1,056; IC95%: 1,001-1,115; p = 0,048). No pós teste (Fase II), apenas o ASB/BOHL-AQ se manteve associado ao EC após o ajuste pelas demais variáveis (REa = 1,050; IC95%: 1,019-1,081; p = 0,001). No teste de seguimento (Fase III) mantiveram-se independentemente associado ao EC o ASB/REALD-30 (REa = 1,060; IC95%: 1,033-1,088; p < 0,001) e ASB/BOHL-AQ (REa = 1,063; IC95%: 1,012-1,117; p = 0,014). Conclui-se que o alfabetismo em saúde bucal está associado ao conhecimento de professores sobre a conduta frente à avulsão dentária. Assim o ASB deve ser considerado em estratégias educativas direcionadas aos profissionais de ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Studies have shown an association between oral health literacy (OHL) and knowledge regarding oral health outcomes. However, few studies reported the influence of OHL on the management of permanent tooth avulsion. This longitudinal observational study evaluated the association between OHL and primary school teachers' knowledge regarding emergency management of dental avulsion. A representative sample consisted of 200 primary school teachers from the municipal public schools in Pinhais, Paraná, Brazil. The management of tooth avulsion was verified through the knowledge score (KS), obtained by six statements containing responses on a Likert scale in three moments: before the intervention (Phase I / pre-test), immediately after (Phase II / post-test) and two months later (Phase III / TS follow-up test). The educational intervention consisted of reading a leaflet proposed by the International Association for Dental Traumatology (IADT) and translated into Brazilian Portuguese by the Brazilian Society of Dental Traumatology (SBTD). OHL was evaluated by the Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30) and Brazilian Oral Health Literacy Adult Questionnaire (BOHL-AQ), instruments applied in Phase I before the educational intervention by a calibrated examiner (k>0.911; ICC>0.981). Socioeconomic factors were assessed in a questionnaire developed for this study and according to the criteria of the Brazilian Association of Companies and Research (ABEP, 2019). Experience before the interview and prior guidance on the management of permanent tooth avulsion were also assessed. Data were analyzed by non-parametric tests and univariate and multivariate Poisson regression with robust variance (a = 0.05). In phases I and II, 195 (98.0%) participants were female, with a mean professional practice time of 16.47 (standard deviation; SD = 9.648). The median per capita family monthly income was R$ 1,333.33 (minimum value = R$ 333.00 and maximum = R$ 6,000.00). Most participants belonged to the "B" economic class or higher (82.1%). BREALD-30 presented a median of 28 (minimum: 19, maximum: 30) and BOHL-AQ presented a median of 15 (minimum: 8, maximum: 17). In phase III, 190 individuals participated in this study. There was a significant increase in the knowledge score (KS) in the post-test when compared to the pre-test (median of 5 and 1, respectively; P <0.001). Nonetheless, there was a significant reduction in KS in the TS when compared to the post-test (Median of 3 and 5, respectively; P <0.001). In the multiple model, the variables associated with KS in the pre-test (Phase I) were: per capita family monthly income (REa = 1.29; 95% CI: 1.04-1.61; P = 0.019), prior guidance (REa=1,28;IC95%:1,02-1,61;P=0,035) and OHL/BREALD-30 (REa = 1.056; 95% CI: 1.001-1.115; P = 0.048). In the post-test (Phase II), only OHL/BOHL-AQ remained associated with KS after adjusting for the other variables (REa = 1.050; 95% CI: 1.019-1.081; P = 0.001). In the followup test (Phase III) the variables that remained independently associated with KS were OHL/ BREALD-30 (REa = 1.060; 95% CI: 1.033-1.088; P <0.001) and OHL/BOHL-AQ (REa = 1.063; 95% CI: 1.012-1.117; P = 0.014). It is concluded that oral health literacy was associated with teachers' knowledge regarding the management of dental avulsion.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvulsão dentáriapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleInfluência do alfabetismo em saúde bucal no conhecimento de professores do ensino fundamental frente à avulsão do dente permanentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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