dc.description.abstract | Resumo : O solo é um recurso natural de vital importância para grande parte da vida na Terra, que vem sofrendo degradação de forma intensa. No entanto, é negligenciado nos mais variados âmbitos: educação básica, academia, estudos ambientais, e políticas públicas. Em função dessa realidade, este estudo visa contribuir para o entendimento das relações de dependência existentes entre os indicadores exploratórios no âmbito qualitativo e quantitativo acerca do solo, coletados nos estudos ambientais disponíveis no portal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Tem por objetivo geral analisar a temática de solo em Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatórios Ambientais Simplificados (RAS) do setor de energia, protocolados no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nos anos de 2015, 2016 e 2017. Para atender ao objetivo geral, mediante uma revisão bibliográfica foram colhidos subsídios para entender os conceitos, o histórico e a evolução da forma de coleta e análise dos dados para a elaboração dos indicadores. Em seguida, os indicadores foram analisados de duas maneiras: primeiramente foram dispostos de forma qualitativa e, na sequência, de maneira quantitativa. Desse modo, foram analisados de forma comparativa e evolutiva. O segundo momento da análise consistiu em confrontar e analisar os impactos apresentados nos estudos, disponíveis no portal do IAP, com a matriz de impactos ambientais elaborada pelo CREA-PR. Os resultados obtidos apontam para reduzida valorização do aspecto solo nestes estudos ambientais. Com análises superficiais ou inexistentes, as equipes técnicas acabam sendo econômicas nas medidas mitigadoras e não dando a devida importância e valor ao espaço destinado ao solo nos relatórios finais. A produção de estudos ambientais amplos, que busquem atender a todos os impactos, exigidos pelos órgãos competentes, contribuirá na análise do grau e do caráter de complexidade que todas as variáveis assumem nas análises sistêmicas, em especial, as mencionadas no componente solo, que é a base para o desenvolvimento das demais atividades. | pt_BR |