Redes de financiamento eleitoral e atuação dos deputados federais membros da 55a legislatura da CMADS
Resumo
Resumo: A partir do mapeamento da rede de financiamento eleitoral dos deputados que compuseram a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) durante a 55ª Legislatura (2015-2019), os interesses políticos e empresariais que permeiam esta arena decisória são identificados para responder a pergunta: Quais as relações entre as redes de financiamento eleitoral e os padrões de atuação dos deputados membros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, durante a 55ª legislatura? Considerando que o ato de uma empresa ou partido político de financiar determinada campanha eleitoral é um investimento com intenção de ganhos futuros, o presente estudo investiga de que forma a atuação de representantes eleitos (ou a ausência dela) responde a objetivos de grupos que se formam no interior da rede de financiamento por áreas de interesse em comum. Para isso, é lançado mão da Análise de Redes Sociais como metodologia que permite comparar de forma relacional dados coletados em duas fontes distintas: o Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi possível acessar dados de prestação de contas das campanhas nas eleições de 2014 e o portal da Câmara dos Deputados, no qual foram coletados dados da produção legislativa da comissão contidos nos relatórios de atividades. Os resultados mostram uma rede coesa e hierarquizada, na qual os dez atores principais detêm 42% dos recursos transacionados. Diante de um conflito de agendas, os deputados da CMADS, na maioria dos casos, além de atenuar conflitos entre interesses empresariais e conservação ambiental, se comportam como veto players, bloqueando materiais que desafiam o interesse de seus financiadores. Palavras-chave: Financiamento Eleitoral. Análise de Redes Sociais (ARS). Atuação Parlamentar. Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). Abstract: Based on the mapping of the electoral financing network of the deputies who made up the Environment and Sustainable Development Commission (CMADS) during the 55th Legislature (2015-2019), the political and business interests that permeate this decision-making arena are identified to answer the question : What are the relations between the electoral financing networks and the performance standards of the deputies members of the Environment and Sustainable Development Commission of the Chamber of Deputies, during the 55th legislature? Considering that the act of a company or political party to finance a given electoral campaign is an investment with the intention of future gains, the present study investigates how the performance of elected representatives (or the absence of it) responds to the objectives of groups that are formed within the financing network by areas of common interest. For this, Social Network Analysis is used as a methodology that allows comparing data collected from two different sources relationally: the Electoral Data Repository of the Superior Electoral Court (TSE), where it was possible to access accountability data of the campaigns in the elections 2014 and the Chamber of Deputies portal, in which data were collected from the commission's legislative output contained in the activity reports. The results show a cohesive and hierarchical network, in which the ten main players hold 42% of the traded resources. Faced with a conflict of agendas, CMADS deputies, in most cases, in addition to mitigating conflicts between business interests and environmental conservation, behave as veto players, blocking materials that challenge the interests of their financiers. Keywords: Electoral Financing. Social Network Analysis (ARS). Parliamentary Performance. Commission for the Environment and Sustainable Development (CMADS). RESUMEN: A partir del mapeo de la red de financiamiento electoral de los diputados que integraron la Comisión de Ambiente y Desarrollo Sustentable (CMADS) durante la 55 Legislatura (2015-2019), se identifican los intereses políticos y empresariales que permean esta arena de decisión para dar respuesta a la pregunta. : ¿Cuáles son las relaciones entre las redes de financiamiento electoral y los estándares de desempeño de los diputados integrantes de la Comisión de Ambiente y Desarrollo Sostenible de la Cámara de Diputados, durante la 55 legislatura? Considerando que el acto de una empresa o partido político para financiar una determinada campaña electoral es una inversión con la intención de ganancias futuras, el presente estudio investiga cómo el desempeño de los representantes electos (o la ausencia del mismo) responde a los objetivos de los grupos que se forman. dentro de la red de financiación por áreas de interés común. Para ello, se utiliza el Análisis de Redes Sociales como metodología que permite comparar los datos recolectados de dos fuentes diferentes de manera relacional: el Repositorio de Datos Electorales del Tribunal Superior Electoral (TSE), donde fue posible acceder a datos de rendición de cuentas de las campañas en las elecciones. 2014 y el portal de la Cámara de Diputados, en el que se recogieron datos de la salida legislativa de la comisión contenidos en los informes de actividad. Los resultados muestran una red cohesionada y jerárquica, en la que los diez principales actores poseen el 42% de los recursos comercializados. Ante un conflicto de agendas, los diputados de la CMADS, en la mayoría de los casos, además de mitigar los conflictos entre los intereses empresariales y la conservación del medio ambiente, se comportan como jugadores con veto, bloqueando materiales que desafían los intereses de sus financiadores. Palabras clave: Financiamiento electoral. Análisis de redes sociales (ARS). Desempeño parlamentario; Comisión de Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible (CMADS).
Collections
- Dissertações [140]