Proposta de indicador para avaliar a compra de matérias-primas para o setor de suprimentos da indústria alimentícia
Resumo
Resumo : No atual cenário mercadológico de constantes mudanças e adequações de legislação da indústria de alimentos, cada vez mais é possível observar a importância de estar sempre na busca pela melhoria e otimização de seus processos fabris e operacionais. O setor de compras tem um papel fundamental dentro desta situação, pois se pode observar a importância da realização de um bom planejamento estratégico das compras, que vise melhor aplicação do desembolso a ser realizado, atendendo na melhor condição comercial possível e no prazo estipulado, as necessidades e objetivos da organização. Para que isto possa acontecer é necessária uma mudança na gestão dos processos operacionais realizada hoje na cadeia de suprimentos, assim iniciou-se um estudo de caso onde foi realizada a proposta de um indicador baseado na ferramenta Curva ABC, para auxiliar a equipe a focar nos itens de real importância, fazendo negociações mais eficientes nestes insumos, sendo possível analisar nas compras realizadas a representatividade de cada item em foco, sendo na sua representatividade financeira e volume de compra. Abstract : In the current market scenario of constant changes and adjustments to legislation in the food industry, it is increasingly possible to observe the importance of always being on the search for improvement and optimization of its manufacturing and operational processes. The purchasing departments has a fundamental role in this situation, as it is possible to observe the importance of carrying out a good strategic planning of purchases, aimed at better application of the disbursement to be carried out, meeting in the best possible commercial condition and within the stipulated period, the organization's needs and goals. In order for this to happen, a change in the management of operational processes carried out today in the supply chain is necessary. Thus, a case study was initiated in which the proposal of an indicator based on the ABC Curve tool was carried out, to help the team to focus on items of real importance, making negotiations more efficient in these inputs, being possible to analyze in the purchases made the representativeness of each item in focus, being in its financial representativeness and purchase volume