Contribuições africanas para o ensino de filosofia
Resumo
Resumo: A presente dissertação visa a produção de textos de apoio didático e estratégias de abordagem em aula que ofereçam alternativas a professores e professoras que pretendam levar discussões relativas às questões étnico-raciais às aulas de filosofia do ensino médio, especialmente à EJA. Apresenta como pressupostos a problemática da filosofia africana, a filosofia e seu ensino e a refutação da origem grega dessa área de conhecimento, empregando preferencialmente autorias africanas e brasileiras e concedendo a autores e autoras tradicionais, de matriz europeia, papel auxiliar. Analisa as abordagens oferecidas sobre a origem da filosofia nos livros didáticos do PNLD 2018-2020 e a representatividade negra a partir destes. A intervenção prática acontece no CEAD Polo Poty Lazzarotto, em Curitiba, escola de Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual do Paraná, durante o ano letivo de 2019, e consiste em textos e práticas aplicados em sala de aula, com o objetivo de proporcionar alternativas de leitura e reflexões sobre a invisibilidade negra na história da produção de conhecimento. Completa-se o trabalho com coleta de dados para aferição de resultados obtidos, através da combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa. Palavras-chave: Filosofia. Filosofia africana. Ensino de filosofia. Origem da filosofia. Abstract: The present dissertation aims at the production of didactic support texts and strategies of approach in class that offer alternatives to teachers who intend to take discussions related to ethnic-racial issues to high school Philosophy classes, especially to EJA. It presents as presuppositions the problem of African Philosophy, Philosophy and its teaching and the refutation of the Greek origin of this area of knowledge, preferentially employing African and Brazilian authors and granting traditional authors, of European origin, an auxiliary role. It analyzes the approaches offered on the origin of Philosophy in the PNLD textbooks 2018-2020 and the black representation from them. The practical intervention takes place at CEAD Polo Poty Lazzarotto, in Curitiba, a school for the education of young people and adults in the state public network of Paraná, during the academic year of 2019, and consists of texts and practices applied in the classroom, with the aim of providing reading alternatives and reflections on black invisibility in the history of knowledge production. The research is completed with data collection to measure the results obtained, through the combination of qualitative and quantitative research. Keywords: Philosophy. African philosophy. Philosophy teaching. Origin of philosophy.
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