Geografia da comunicação : representações espaciais de destinos turísticos na mídia
Resumo
Resumo: A tese do turismo midiatizado, aqui defendida, é uma das manifestações da geografia da comunicação. Insere-se numa complexa reorganização dos padrões de interação humana no espaço e no tempo que preconiza tanto uma virada espacial nos estudos de mídia e teorias da comunicação quanto uma virada cultural ou "comunicacional" na literatura geográfica. Ao abarcar uma geografia tangível (fixos) a partir de representações espaciais, bem como uma territorialidade reticular, associada a uma geografia intangível (fluxos), o turismo midiatizado é a base de sustentação da informação turística, sem a qual a demanda e o uso e apropriação de territórios para o turismo jamais ocorreria de modo transversal, tampouco massivo. Nesse sentido, numa sociedade profundamente ambientada pelas mídias, esta é a forma dominante pela qual transita a comunicação turística, produzindo representações espaciais icônicas, que permeiam conteúdos midiáticos diversos e, por conseguinte, o imaginário do turista. Então, como representações espaciais de destinos turísticos são apresentadas na mídia? Isto é, como é mediado o espaço destinado ao turismo e com que intencionalidade? Com base nesta problematização, a presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer critérios para avaliação de representações espaciais turísticas na mídia, particularmente a partir do telejornalismo, tendo em vista a relevância da televisão no panorama brasileiro. A abordagem metodológica sustentase na pesquisa documental, na análise de imagem, na análise de conteúdo e na técnica de emparelhamento, sendo adaptável a outras formas de cartografia da experiência midiática, sobretudo conteúdos imagéticos e audiovisuais (clipes, cinema, documentários, filmes publicitários, programas de TV, sessões fotográficas, dentre outros). Emergem como parâmetros basilares: a) o perfil espacial de destinos turísticos e a distribuição territorial por subdivisões, b) a classificação dos fixos e fluxos territoriais atinentes a destinos midiatizados, c) o mapeamento de regiões de maior interesse midiático e d) a qualificação da narrativa noticiosa no que tange à experiência midiática e formação da imagem dos espaços turísticos. O rol dos critérios propostos e aplicados valida a pertinência e cientificidade da pesquisa, bem como corrobora a tese do turismo midiatizado, que, distintamente dos segmentos turísticos organizados conforme a demanda, trata-se de uma tipologia calcada na práxis social, em que conceito e prática unem-se dialeticamente. Palavras-chave: Turismo midiatizado. Geografia da Comunicação. Midiatização. Imagem. Representação espacial. Abstract: The thesis defended here of mediatized tourism is one of the manifestations of the geography of communication. It is part of a complex reorganization of human interaction patterns in space and time that advocates both a spatial turn in media studies and communication theories and a cultural or "communicational" turn in geographic literature. By encompassing a tangible geography (fixed) from spatial representations, as well as a reticular territoriality, associated to an intangible geography (flows), the mediatized tourism is the basis for supporting tourist information, without which the demand and the use and appropriation of territories for tourism would never occur in a transversal or massive way. In this sense, in a society deeply surrounded by the media, this is the dominant form through which tourist communication passes, producing iconic spatial representations that permeate diverse media content and, therefore, the tourist's imagination. So, how are spatial representations of tourist destinations presented in the media? That is, how is the space for tourism mediated and with what intentionality? Based on this problematization, the present research has the general objective of establishing criteria for the evaluation of tourist spatial representations in the media, particularly from television news, because of the relevance of television in the Brazilian panorama. The methodological approach is based on documentary research, image analysis, content analysis, and pattern-matching, being adaptable to other forms of cartography of the media experience, particularly imagery and audiovisual content (videoclips, cinema, documentaries, advertising films), TV shows, photo sessions, among others). The following basic parameters emerge: a) the spatial profile of tourist destinations and the territorial distribution by subdivisions, b) the classification of territorial landmarks and flows related to mediatized destinations, c) the mapping of regions of greatest media interest and d) the qualification of the news narrative about the media experience and image formation of tourist spaces. The list of proposed and applied criteria validates the relevance and scientificity of the research, as well as corroborating the thesis of mediatized tourism, which, unlike the tourist segments organized according to demand, is a typology based on social praxis, in which concept and practice come together dialectically. Key words: Mediatized tourism. Geography of Communication. Mediatization. Image. Spatial representation. RESUMEN: La tesis del turismo mediatizado, aquí defendida, es una de las manifestaciones de la geografía de la comunicación. Se inscribe en una compleja reorganización de los patrones de interacción humana en el espacio y el tiempo que propugna tanto un punto de inflexión espacial en los estudios de los medios y las teorías de la comunicación como un punto de inflexión cultural o "comunicacional" en la literatura geográfica. Al abarcar una geografía tangible (fijos) a partir de representaciones espaciales, así como una territorialidad reticular, asociada a una geografía intangible (flujos), el turismo mediatizado es la base de sustentación de la información turística, sin la cual la demanda y el uso y la apropiación de territorios para el turismo nunca se producirían de forma transversal, tampoco masiva. En este sentido, en una sociedad profundamente atravesada por los medios de comunicación, esta es la forma dominante por la que pasa la comunicación turística, produciendo representaciones espaciales icónicas, que permean diversos contenidos mediáticos y, por tanto, el imaginario del turista. Entonces, ¿cómo se presentan en los medios las representaciones espaciales de los destinos turísticos? Es decir, ¿cómo se media el espacio destinado al turismo y con qué intencionalidad? A partir de esta problematización, la presente investigación tiene como objetivo general establecer criterios para evaluar las representaciones espaciales turísticas en los medios, particularmente del teleperiodismo, dada la relevancia de la televisión en el panorama brasileño. El enfoque metodológico se basa en la investigación documental, el análisis de imágenes, el análisis de contenido y la técnica de emparejamiento, siendo adaptable a otras formas de cartografía de la experiencia mediática, especialmente a la imagen y al contenido audiovisual (videoclips, cine, documentales, películas publicitarias, programas de televisión, sesiones de fotos, entre otros). Los parámetros centrales que surgen son: a) el perfil espacial de los destinos turísticos y la distribución territorial por subdivisiones, b) la clasificación de fijos y flujos territoriales relacionados con destinos mediatizados, c) el mapeo de regiones de mayor interés mediático y d) la calificación de la narrativa informativa en lo que respecta a la experiencia mediática y la formación de la imagen de los espacios turísticos. El listado de criterios propuestos y aplicados valida la pertinencia y cientificidad de la investigación, así como corrobora la tesis del turismo mediatizado, que, a diferencia de los segmentos turísticos organizados según la demanda, es una tipología basada en la praxis social, en la que concepto y la práctica se unen dialécticamente. Palabras clave: Turismo mediatizado. Geografía de la comunicación. Mediatización. Imagen. Representación espacial.
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