Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeters, Ana Paula, 1993-pt_BR
dc.contributor.authorCassol, Miriã Machado, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T20:50:24Z
dc.date.available2022-05-03T20:50:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69611
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ana Paula Peterspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 02/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem o objetivo de responder como a improvisação musical é ensinada dentro de cursos específicos de bacharelado e licenciatura em música de Curitiba nas universidades UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) e II (FAP), da UFPR e PUC-PR. Autores como Jacques Dalcroze, Violeta de Gainza, Carl Orff, Jos Wuytack, Hans Joachim Koellreutter e John Kratus defendem que a improvisação deve estar presente na educação musical de diferentes maneiras. Desse modo, o trabalho busca apresentar conceitos sobre improvisação musical e choro por meio de um levantamento em literatura específica. Conjuntamente foi investigado quais técnicas de improvisação podem ser encontradas no repertório e como os professores aplicam a metodologia no decorrer do ensino do choro, além de observar quais são os conceitos e maneiras de improvisação pensadas pelos docentes e discentes. A metodologia de pesquisa pode ser definida como um estudo de caso para pesquisa quanti-qualitativa, cuja coleta em campo foi a partir questionários realizados com a comunidade acadêmica e pesquisa documental dos cursos selecionados. Após a elaboração e aplicação de questionários os professores, os dados foram analisados de maneira a esquadrinhar como o corpo docente e discente compreende a improvisação musical, quais são suas especificidades na prática do choro, como a técnica é entendida por alunos e professores e que repertórios e materiais didáticos são utilizados em sala de aula. Palavras-chave: Improvisação, Choro, Educação Musical, Métodos Didáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this research is to answer how the musical improvisation is taught in specific undergraduate courses of music in Curitiba in universities UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) and II (FAP), UFPR and PUCPR. Jacques Dalcroze, Violeta de Gainza, Jos Wuytack, Carl Orff, Hans Joachim Koellreutter, John Kratus and other authors defend the value of the presence of improvisation in musical education. Thus, this dissertation will introduce concepts of musical improvisation and choro through specified literature. Jointly it was investigated which improvisation techniques can be found in repertory and how professors apply teaching methods while teaching choro, in addition to observing how professors and students understand the concepts of improvisation. The research methodology is a case study for quantitative and qualitative research, whose field collection was based on questionnaires conducted with the academic community besides documentary research of the courses. After applying the questionnaires, I analyzed the information to examine how the professors and students define the musical improvisation, what are the specificities of the technique while practicing choro, how the technique is understood by students and professors, besides witch songs and didactic methods are used in classrooms. Keywords: Improvisation, Choro, Musical Education, Teaching methods.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectEducaçao musicalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples