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    Educação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paraná

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    ANDRESSA MATTOZO.pdf (1.897Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Mattozo, Andressa, 1976-
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção do patrimônio cultural material e imaterial em alunos de escolas municipais de Paranaguá (área rural) e estaduais de Matinhos (área urbana). O embasamento teórico segue a base legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2013) onde considera que a Educação Patrimonial é o compartilhar de conhecimento entre as pessoas, visando a compreensão e transformação de uma realidade, que resulte em ações educativas para preservação de um patrimônio cultural. Nesse sentido, concebe-se a Educação Patrimonial os processos educativos que primam pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas. A metodologia utilizada para análise dos dados coletados foi o método Kozel (2001) para a interpretação dos signos nos mapas mentais. Na coleta solicitou-se para as crianças representarem por meio de desenho sua percepção sobre patrimônio material e imaterial. Os mapas mentais foram analisados e levantados os signos mais incidentes sobre a percepção sobre patrimônio. Verificou-se certa limitação na noção de patrimônio, o que nos leva a acreditar que o isolamento geográfico seja um fator limitador na percepção da criança sobre os aspectos da cidade. Essa pesquisa nos leva a concluir que existe muito trabalho a ser desenvolvido na questão da Educação Patrimonial nas escolas municipais seja em área rural e em área urbana.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68923
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

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