dc.contributor.author | Mattozo, Andressa, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-05T23:45:26Z | |
dc.date.available | 2020-11-05T23:45:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68923 | |
dc.description | Orientadora: Helena Midori Kashiwagi | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Graduação em Gestão Imobiliária | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção do patrimônio cultural material e imaterial em alunos de escolas municipais de Paranaguá (área rural) e estaduais de Matinhos (área urbana). O embasamento teórico segue a base legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2013) onde considera que a Educação Patrimonial é o compartilhar de conhecimento entre as pessoas, visando a compreensão e transformação de uma realidade, que resulte em ações educativas para preservação de um patrimônio cultural. Nesse sentido, concebe-se a Educação Patrimonial os processos educativos que primam pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas. A metodologia utilizada para análise dos dados coletados foi o método Kozel (2001) para a interpretação dos signos nos mapas mentais. Na coleta solicitou-se para as crianças representarem por meio de desenho sua percepção sobre patrimônio material e imaterial. Os mapas mentais foram analisados e levantados os signos mais incidentes sobre a percepção sobre patrimônio. Verificou-se certa limitação na noção de patrimônio, o que nos leva a acreditar que o isolamento geográfico seja um fator limitador na percepção da criança sobre os aspectos da cidade. Essa pesquisa nos leva a concluir que existe muito trabalho a ser desenvolvido na questão da Educação Patrimonial nas escolas municipais seja em área rural e em área urbana. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio público | pt_BR |
dc.subject | Civismo | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |