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dc.contributor.authorMattozo, Andressa, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T23:45:26Z
dc.date.available2020-11-05T23:45:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68923
dc.descriptionOrientadora: Helena Midori Kashiwagipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Graduação em Gestão Imobiliáriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção do patrimônio cultural material e imaterial em alunos de escolas municipais de Paranaguá (área rural) e estaduais de Matinhos (área urbana). O embasamento teórico segue a base legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2013) onde considera que a Educação Patrimonial é o compartilhar de conhecimento entre as pessoas, visando a compreensão e transformação de uma realidade, que resulte em ações educativas para preservação de um patrimônio cultural. Nesse sentido, concebe-se a Educação Patrimonial os processos educativos que primam pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas. A metodologia utilizada para análise dos dados coletados foi o método Kozel (2001) para a interpretação dos signos nos mapas mentais. Na coleta solicitou-se para as crianças representarem por meio de desenho sua percepção sobre patrimônio material e imaterial. Os mapas mentais foram analisados e levantados os signos mais incidentes sobre a percepção sobre patrimônio. Verificou-se certa limitação na noção de patrimônio, o que nos leva a acreditar que o isolamento geográfico seja um fator limitador na percepção da criança sobre os aspectos da cidade. Essa pesquisa nos leva a concluir que existe muito trabalho a ser desenvolvido na questão da Educação Patrimonial nas escolas municipais seja em área rural e em área urbana.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectPatrimônio públicopt_BR
dc.subjectCivismopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social - Aspectos ambientaispt_BR
dc.titleEducação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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