Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmid, Aloísio Leoni, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorFiori, Isabela Maria, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T17:46:53Z
dc.date.available2021-07-12T17:46:53Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68533
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmidpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 14/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 143-147pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ambiente Construído e Gestãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Nossa experiência no mundo é imersa em relações atmosféricas, as respostas emocionais intuitivas e pouco racionalizadas, a outras pessoas, grupos, situações, objetos ou espaços. Para o exercício arquitetônico, a compreensão das atmosferas, ou da forma como o usuário sente-se e se relaciona com o ambiente, é essencial na construção de identidade e criação de "lugares". Esta dissertação analisa a comunicação entre pessoas e o espaço, decompondo-a nos elementos: homem - suas condicionantes físicas e psicológicas de percepção; atmosfera - o que é e como é experienciada; e por fim, o objeto arquitetônico - sua comunicabilidade emocional com o usuário. Posteriormente, recorrendo ao diagnostico levantado em teoria, explora fenomenologicamente o estudo de caso do Museu Iberê Camargo (Porto Alegre, RS), de autoria do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, investigando a possibilidade de antever e idealizar em projeto as sensações dos usuários no espaço vivenciado. Palavras-chave: Arquitetura, Atmosfera, Fenomenologia, Museus, Álvaro Siza e Museu Iberê Camargo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Our experience in the world is immersed in atmospheric relationships, intuitive emotional responses and little rationalized, to other people, groups, situations, objects or spaces. For architectural exercise, understanding the atmospheres, or the way the user feels and relates to the environment, is essential in building identity and creating "places." This dissertation analyses16 the communication between people and space, decomposing it into the elements: man - his physical and psychological conditioning of perception; atmosphere - what it is and how it is experienced; and finally, the architectural object - its emotional communicability with the user. Later, using a theory-based diagnosis, it explored phenomenologically the case study of the Iberê Camargo Museum (Porto Alegre, RS), by the Portuguese architect Álvaro Siza Vieira, investigating the possibility of anticipating and idealizing the sensations of users in space experienced. Keywords: Architecture, Atmosphere, Phenomenology, Museums, Álvaro Siza and Museu Iberê Camargo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (150 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectAtmosferapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAtmosferas do não-habitar : uma análise do Museu Iberê Camargopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples