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dc.contributor.advisorSampaio, Rafael Cardoso, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Mariana Jacinto, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherAzevedo Junior, Aryovaldo de Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T17:19:03Z
dc.date.available2021-12-13T17:19:03Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66514
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaiopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ary Azevedopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 106-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho pretende analisar o tema Operação Lava Jato, na campanha eleitoral de 2016 do município de Curitiba. A questão problema deste trabalho é verificar os quantitativos em que o termo "Lava Jato" apareceu no banco de dados que será analisado, seguindo as seguintes indagações: a partir do agendamento midiático da Operação Lava Jato em quais quantidades o tema se apresentou no debate eleitoral, nas páginas do Facebook dos candidatos a prefeito de Curitiba? Em quais contextos o termo "Lava Jato" foi encontrado nos posts e comentários das fanpages dos candidatos? Para responder a estas perguntas, utilizamos um banco de dados composto por 101.785 comentários e 3.164 posts dos candidatos no Facebook, provenientes de suas páginas - dentro deste banco de dados foi pesquisado o termo "Lava Jato" e, a partir disso, mensuramos a quantidade com que o termo apareceu. A justificativa da escolha do tema para esta pesquisa - a Operação Lava Jato nas eleições municipais de 2016 em Curitiba - deve-se ao fato de o ano de 2016 ter sido o auge das investigações. Escolhemos as eleições de Curitiba porque é nesta cidade onde se concentram as investigações e é, inclusive, onde alguns condenados encontram-se cumprindo as penas. Utilizamos análise de conteúdo como metodologia para compreendermos o nosso banco de dados e apoiamo-nos na Teoria do Agendamento e em conceitos de Comunicação Política. Em nossas considerações finais, concluímos que, mesmo sendo constantemente agendada pela imprensa, trazendo vários desdobramentos diariamente, a Operação Lava Jato apareceu de forma muito pouco expressiva nos comentários e posts, se comparado ao tamanho do banco de dados e à ampla visibilidade do assunto. E que, apesar de ter sido amplamente divulgada e exposta repetidamente pela imprensa, a Operação entrou de forma muito tímida no debate eleitoral nas eleições de 2016 em Curitiba. Isso nos fez concluir que a imprensa tradicional pode até pautar os temas que entrarão na agenda, mas os indivíduos da arena pública podem aceitar ou simplesmente rejeitar estes temas. Palavras-chave: Campanhas Eleitorais. Comunicação Política. Agendamento. Análise de Conteúdo. Operação Lava Jato.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper intends to analyze the theme Operation Car Wash, in the 2016 electoral campaign of Curitiba city. The central question here is to verify the amount of which the term "Car Wash" appeared in the database to be analyzed, following the questions: starting from the media schedule of Operation Lava Jato, in which quantities was the theme presented in the election debate at the Facebook pages of candidates running for mayor in Curitiba? In which contexts was the term "Car Wash" found in posts and comments of the candidates fanpages? In order to answer these questions we used a database composed by 101,785 comments and 3,164 posts from the candidates pages on Facebook - within this database we searched for the term "Car Wash" and from that we measured how often does it appears. The reason for choosing the theme for this research - the Operation Car Wash in the 2016 municipal elections in Curitiba - is due to the fact that 2016 was the height of the investigations. We chose the Curitiba elections because the city is where the investigations are concentrated and even some convicts are serving their sentences in this city. We used content analysis as a methodology to understand our database and we also relied on Scheduling Theory and Political Communication concepts. In our concluding remarks, we found out that even though it was constantly scheduled by the press, bringing several developments daily, Operation Car Wash appeared very poorly in comments and posts, compared to the size of the database and the wide visibility of the subject. And despite being widely publicized and repeatedly exposed by the press, the Operation shyly was mentioned in the debates at the 2016 elections in Curitiba. This leads us to conclude that the traditional press may even focus on the topics that will be on the agenda, but individuals in the public arena may accept or simply reject these themes. Keywords: Electoral Campaigns, Political Communication, Scheduling, Content Analysis and Operation Car Wash.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (112 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleO debate eleitoral nas eleições municipais de Curitiba em 2016 : a temática da Operação Lava-Jatopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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