O debate sobre o gênio no Iluminismo francês : o caso Diderot
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo delimitar o fio condutor por trás do conceito de gênio tal qual elaborado por Denis Diderot. A partir da análise de seus textos, representados especialmente pelo Diálogo sobre o Filho natural (1757), O Sobrinho de Rameau (1762-1776), o Paradoxo sobre o comediante (1770) e o fragmento Sobre o gênio (1770), é estabelecido um quadro comparativo entre os diferentes tipos de gênio apresentados ao longo de diferentes obras, com o objetivo de mostrar quais são os principais atributos em comum dessa figura emblemática. Mais do que a mera catalogação de características, a análise mostra o desenvolvimento de uma noção que se transforma em conceito no interior da obra do autor, assim como a concatenação e coerência interna de seus textos, concedendo especial destaque à unidade no que diz respeito à noção de gênio. Abstract: This research intends to establish the thread of Diderot's conception of genius. Proceeding with the analysis of selected works, such as Entretiens sur le Fils naturel (1757), Le Neveu de Rameau (1762-1776), Paradoxe sur le comédien (1770) and the fragment Sur le génie (1770), we suggest a comparison among the different geniuses that are considered through Diderot's oeuvre and presented little by little as the years go by. The aim of this research is to show which are the main common attributes of this emblematic figure. More than sheer listing of characteristics, my research demonstrates the development of a notion that becomes a concept inside the author's work, as well as the concatenation and internal dependence of the texts, giving special highlight to the unity concerning the concept of genius.
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