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dc.contributor.advisorSampaio, Tony Vinicius Moreira, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorCubas, Monyra Guttervill, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-01T19:25:29Z
dc.date.available2021-06-01T19:25:29Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65382
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tony Vinicius Moreira Sampaiopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 01/06/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.65-70pt_BR
dc.description.abstractResumo: O avanço tecnológico das últimas décadas permitiu mudanças na Ciência Cartográfica, transformando-a em predominantemente digital e interativa. Mas as principais pesquisas em Cartografia tratam da representação dos dados espaciais em formato analógico. Assim, é imprescindível pesquisas para avaliar a eficácia dessas novas formas de representação cartográfica em meio digital. Desta forma, este trabalho cumpre as exigências de investigação científica em Geovisualização e Semiologia Gráfica para Cartografia. Esta pesquisa tem a intenção de contribuir com novas ideias de representação gráfica apropriadas para os mapas do Ensino Fundamental, permitindo uma melhor compreensão do mapa pelo aluno. O objetivo principal é avaliar a capacidade dos alunos para identificar cores (variável visuais) ao ler mapas temáticos digitais. Este estudo foi realizado em duas instituições localizadas no município de Curitiba - Paraná - Brasil. A fim de alcançar os resultados, 260 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental foram convidados a participar da pesquisa. O método envolve a aplicação de questionários, os quais avaliam a capacidade de distinção e percepção de polígonos com diferentes matizes nos mapas pré-definidos. Com intuito de compreender como os alunos se comportam diante da cor (variável visual), testes foram propostos utilizando mapas com diferentes paletas de cores. Os testes tiveram como objetivo analisar a capacidade do aluno diferenciar matizes de acordo com sua posição no mapa, distancia cromática, quantidade de matizes e a faixa cromática. Por conseguinte, 08 mapas foram desenvolvidos e aplicados em formato digital e com o auxílio de um questionário impresso. Através da aplicação de questionários, pôde-se perceber que a relação entre cor e o aprendizado de Cartografia / Geografia era nova para a maioria dos estudantes que participaram dos testes. Com 455 respostas de 260 alunos, foi possível responder às quatro questões específicas e concluir a pesquisa. A pesquisa mostrou que o meio digital não traz melhorias significativas na visualização da variável visual cor, em comparação com o meio analógico. Palavras-chaves: Cor. Cartografia Digital. Geovisualização. Semiologia Gráfica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Technological advances over the last decades has allowed changes in Cartographic Science, transforming into predominantly digital and interactive. But the main research in Cartography deals with the representation of spatial data in analog format. Therefore, it is essential to evaluate the effectiveness of these new forms of cartographic representation in digital media. That way, this work fulfills the requirements of scientific investigation in Geovisualization and Semiology of Graphics This research intends to contribute with new ideas of graphic representation, appropriated for Elementary School maps, allowing a better understanding by the students. The main objective is to evaluate students' ability to identify colors (visual variables) when reading digital thematic maps. This study was carried out in two institutions located in the city of Curitiba - Paraná - Brazil. In order to achieve the results, 260 eighth grade students were invited to participate. The method involves questionnaires application, which evaluate the ability of distinguishing polygons with different hues in pre-defined maps. In order to understand how students behave in relation to color (visual variable), tests were proposed using maps with different color palettes. The tests aimed to analyze student's ability to differentiate hues according to their position on the map, color distance, number of hues and color range. Therefore, 08 maps were developed and applied in digital format and with the aid of a printed questionnaire. Through the application of questionnaires, it was possible to see that the relationship between color and Cartography / Geography learning was new for the majority of students who participated in the tests. With 455 responses from 260 students, it was possible to answer the four specific questions and complete the survey. This research concluded that digital medium does not bring significant improvements in color variable visualization, compared to analog medium. Key-words: Color. Digital Cartography. Geovisualization. Semiology of Graphics.pt_BR
dc.format.extent84 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCartografia digitalpt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleAnálise da variável cor em mapas digitais : um estudo baseado em testes com alunos do oitavo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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