Disclosure do guidance e assimetria de informação contábil
Resumo
Resumo: O objetivo dessa Tese é examinar a influência da divulgação do Guidance sobre a assimetria de informações no mercado acionário brasileiro. Defende que há uma relação negativa entre a divulgação do Guidance e a assimetria da informação contábil relacionada com as previsões de analistas, oportunidade de investimentos e a microestrutura de mercado. Para capturar a divulgação do Guidance foi elaborada uma métrica com 26 requisitos de informação prospectiva dividida em Políticas de Divulgação de Guidance, Previsões Econômico-Financeiros, Previsões Operacionais e Previsões de Investimento verificada no Formulário de Referência de cada empresa nos anos 2016 e 2017. As variáveis proxies de assimetria foram determinadas com base nas três perspectivas: previsões de analistas, oportunidade de investimentos e relacionada com a microestrutura de mercado, que fundamentaram as hipóteses do estudo. Os dados para operacionalização das variáveis foram coletados na base de dados Thomson Reuters e no caso da PIN no site da B3. Observou-se um índice de divulgação média de apenas de 24%, o que corresponde a divulgação de seis itens da métrica proposta. Os principais indicadores divulgados pela empresa foram projeções de receita, EBITBA, projeção do nível de atividade, projeções do CAPEX e projeções de expansão. No que se diz respeito as características do Guidance apresentado, a totalidade dos indicadores projetados foram através de dados quantitativo, quanto a unidade de mensuração destaca-se a monetária seguida da percentual, quanto à precisão da estimativa destaca-se a divulgação de cada indicador de forma pontual, ou seja, as empresas tem preferência por estipular um valor absoluto ao invés da imposição de limites ou intervalo de alcance da previsão. Por fim, constatou-se que por ocasião desse tipo de divulgação por meio do Formulário de Referência, as empresas não o fazem de maneira satisfatória. Para o teste das hipóteses de pesquisa recorreu-se a análise de correlação de Pearson e regressão em painel dinâmico GMM. Apesar da associação observada entre a divulgação do Guidance e a assimetria de informações pela análise de correlação, a relação não foi confirmada em nenhuma das hipóteses. Os procedimentos estatísticos adotados nesta investigação conduziram a conclusão de que não há relação estatisticamente significante entre as medidas utilizadas. Diante disso, os resultados são inconclusivos sobre a influência da divulgação voluntária do guidance na assimetria de informação. A ausência dessa relação sugere que a divulgação do guidance não é um determinante importante na redução da assimetria de informação. Embora se tenha a impressão que esse resultado contrasta com o pressuposto de que a divulgação voluntária reduz a assimetria de informação (Verrecchia, 2001), na prática é importante considerar sob quais condições e em que momento é provável que a divulgação completa e de qualidade ocorra (Dye, 2001). Diante disso, alguns aspectos observados durante a coleta dos dados da divulgação do Guidance foram retomados para a análise dos resultados. Possíveis explicações aos resultados obtidos está na percepção de que as empresas podem não ter motivação econômica para divulgar informações completas e de qualidade para o mercado já que os benefícios relacionados a divulgação do Guidance não são claramente conhecidos. Ainda, a decisão de divulgar ou não o Guidance pode ser o receio pela empresa de não querer criar expectativa de alcance das estimativas previstas, já que os riscos inerentes ao não cumprimento do que foi projetado pode contribuir para desgastar suas relações com seus investidores. Em resumo, os resultados dessa pesquisa demonstraram que as empresas brasileiras ainda têm muito a evoluir no sentido da atribuição ao real valor da divulgação do Guidance e das práticas de divulgação e que os órgãos reguladores do mercado podem contribuir criando mecanismos que possibilitem essa evolução. Palavras- chave: Conflitos e Agência. Assimetria de Informação. Guidance. Abstract: Information asymmetry in the Brazilian stock market. It argues that there is a negative relationship between the disclosure of guidance and the asymmetry of accounting information related to analyst forecasts, investment opportunity and market microstructure. In order to capture the Guidance disclosure, a metric was prepared with 26 forward-looking information requirements divided into Guidance Disclosure Policies, Economic and Financial Forecasting, Operating Forecasting and Investment Forecasting verified in each company's Reference Form in the years 2016 and 2017. Asymmetry proxies variables were determined based on the three perspectives: analyst forecasts, investment opportunity and related to the market microstructure, which supported the study hypotheses. Data for the operationalization of the variables were collected in the Thomson Reuters database and in the case of PIN on the B3 website. An average disclosure rate of only 24% was observed, which corresponds to disclosure of 6 items of the proposed metric. The main indicators released by the company were revenue projections, EBITBA, activity level projection, CAPEX projections and expansion projections. Regarding the characteristics of the Guidance presented, all the projected indicators were through quantitative data, as the unit of measurement stands out the monetary unit followed by the percentage, as for the accuracy of the estimate, the disclosure of each indicator of in a timely manner, that is, companies have a preference for setting an absolute value rather than imposing limits or forecast range. Finally, it was found that during this type of disclosure through the Reference Form, companies do not do it satisfactorily. To test the research hypotheses, Pearson correlation analysis and GMM dynamic panel regression were used. Despite the association observed between Guidance disclosure and information asymmetry by correlation analysis, the causal relationship was not confirmed in either hypothesis. The statistical procedures adopted in this investigation led to the conclusion that there is no statistically significant relationship between the measures used. Given this, the results are inconclusive about the influence of voluntary disclosure of guidance on information asymmetry. The absence of this relationship suggests that disclosure of guidance is not an important determinant in reducing information asymmetry. Although it appears that this result contrasts with the assumption that voluntary disclosure reduces information asymmetry (Verrecchia, 2001), in practice it is important to consider under what conditions and when full and quality disclosure is likely to occur. (Dye, 2001). Given this, some aspects observed during the collection of Guidance disclosure data were resumed for the analysis of the results. Possible explanations for the results are the perception that companies may not have the economic motivation to disclose complete and quality information to the market as the benefits related to disclosure of guidance are not clearly known. Still, the decision to disclose or not the Guidance may be the company's fear of not wanting to create expectation of reaching the forecasted estimates, as the risks inherent in not fulfilling what was projected may contribute to erode its relations with its investors. In summary, the results of this research have shown that Brazilian companies still have much to evolve towards the attribution to the real value of Guidance disclosure and disclosure practices and that market regulators can contribute by creating mechanisms that enable this evolution. Keywords: Conflicts and Agency. Information Asymmetry. Guidance.
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