Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSouza, Jacqueline dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T18:40:43Z
dc.date.available2024-03-01T18:40:43Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65121
dc.descriptionOrientador : José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Inicia com a discussão sobre o advento do termo "Gestão da Informação" e suas relações intra e multidisciplinares com outras áreas do conhecimento, aborda sobre o ambiente informacional em que o eleitor brasileiro se localiza, sendo denominado como Ecologia da Informação, indica as fases em que a informação é processada e relaciona com o termo Arquitetura da Informação. Aborda o nascimento e repercussão do conceito das Fake-News, qualifica o termo e apresenta o impacto do mesmo na sociedade atual. Apresenta a relação do conceito da Pós-verdade e a Sociedade Líquida a partir da definição de Modernidade Líquida. Destaca na Arquitetura da Informação os conceitos de Design (Informação e Interação) e Experiência (Usuário e Interface). Finaliza com a proposta de um produto informacional que a partir dos conceitos da Gestão da Informação e a Arquitetura da Informação se apresenta como uma possível solução para diminuir a margem de incerteza à cerca das Fake News disseminadas em período eleitoral acerca dos candidatos à presidência no Brasil. Conclui com questionamentos sobre a mudança do comportamento humano na atual sociedade líquida e seus impactos no pensamento do eleitor brasileiro, questiona sobre a influência das Fake News em outros setores da sociedade brasileira, tais como: saúde, segurança e afins e indica trabalhos futuros sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectEleições - Brasilpt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.titleFake news em período eleitoral : proposta de produto informacional sob a ótica da gestão e arquitetura da informaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples