• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo acerca do uso de metodologias ativas no ensino de ciências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Sheila_TCC.pdf (1.576Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Santos, Sheila Oliveira dos, 1996-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No Brasil, a disciplina de Ciências é relativamente recente no currículo escolar. Embora atualmente existam muitos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências e de toda a evolução didática e metodológica da área de Ensino, vários trabalhos relatam que, ainda hoje, os principais problemas apresentados pelos docentes da área dizem respeito ao desinteresse e a consequente indisciplina dos alunos em sala de aula, além da desmotivação e dificuldade de entendimento e compreensão acerca do que é estudado. Dessa forma, meios que visam resolver ou ao menos atenuar essa situação, têm sido propostas. Dentre essas metodologias destacamos as chamadas Metodologias Ativas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de "compreender como o uso das metodologias ativas pode potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental II". A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso desenvolvido em uma instituição pública de ensino com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II e contou com: a observação de 3 aulas em cada turma nas quais a docente regente dessas turmas ministrou aulas de Ciências utilizando as metodologias ativas como fundamento metodológico; aplicação de questionários aos alunos, para verificar o nível conceitual desses com relação aos conteúdos abordados nas aulas; e realização de uma entrevista com a docente regente a fim de compreender melhor suas concepções epistemológicas e pedagógicas. A análise dos resultados obtidos seguiu como parâmetro a triangulação de dados. Como resultado da pesquisa, verificou-se o emprego de metodologias que tivessem cunho mais ativo durante o desenvolvimento das aulas e que essas, por sua vez, demonstraram ser positivas e com contribuição para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo trabalhado. Palavras – chave: Aprendizagem, ensino de ciências, metodologias ativas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65003
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV