A construção do debate em sala de aula
Resumo
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem por finalidade promover uma análise do debate utilizado como um meio pedagógico dentro do ambiente escolar. Tal análise pleiteia observar se esta metodologia produz influência positiva no aprendizado do aluno, acerca de temas filosóficos, através de um experimento prático que leve a conclusões sobre a questão norteadora. Porém, para tal fim, se faz necessária a construção de um conceito possível de debate, definido como uma construção linguística, e assumindo a linguagem como sendo fruto de um complexo físico - psíquico - fisiológico e social, portanto dialógico. O debate é caracterizado por ser um gênero do discurso que ocorre quando, em um meio social especifico, dois ou mais enunciados, de campos ideológicos distintos, entram em conflito. Munido deste conceito, parte-se para o planejamento e execução de um experimento prático de debate, realizado com uma turma de alunos do primeiro ano de ensino médio, que permitiu, através da análise das avaliações produzidas pelos educandos, concluir que o debate mostrou-se um instrumento valioso para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Isto se deve porque permite ao aluno a revisão de suas perspectivas sobre o tema abordado, por promover uma melhora gradativa na complexidade argumentativa e, também, por representar uma forma diferenciada para a aquisição de novos conhecimentos, podendo inclusive ser utilizado de inúmeras formas e com uma grande gama de temáticas. Palavras-chave: Debate; Ensino; Meio pedagógico; Filosofia. Abstract: The work presented here aims to promote an analysis of the debate used as a pedagogical means within the school environment, such an analysis claims to observe if this methodology produces a positive influence on the student's learning about philosophical subjects, through a practical experiment that leads to conclusions on the guiding question. However, to this end it is necessary to construct a possible concept of debate, defined as a linguistic construction, assuming language as being the result of a physical - psychic - physiological and social complex, therefore, dialogical, characterized by being a genre of discourse , which occurs when, in a specific social environment, two or more statements, from different ideological fields, come into conflict. Armed with this concept is part of the planning and execution of a practical experiment of debate carried out with a group of students of the first year of high school, which allowed, through the analysis of the evaluations produced by the students, to conclude that the debate was an instrument valuable for the development of the teaching-learning process, either because it allows the student a revision of his perspectives on the topic addressed, for promoting a gradual improvement in argumentative complexity or for representing a differentiated form for the acquisition of new knowledge, and may even be used in numerous ways and with a wide range of themes. Keywords: Debate; Teaching; Pedagogical environment; Philosophy.
Collections
- Dissertações [165]