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dc.contributor.advisorAssunção, Luciana Reichert da Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorKuklik, Helen Helene, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherFraiz, Fabian Calixto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T17:27:23Z
dc.date.available2019-11-27T17:27:23Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64251
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Luciana Reichert Assunção Zanonpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Fabian Calixto Fraizpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 30/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 61-78pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudos têm demonstrado que existe uma relação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e a condição de saúde bucal de adultos e crianças, bem como que o ASB pode estar associado ao conhecimento em saúde bucal de pais e cuidadores. Este estudo, do tipo observacional longitudinal, avaliou a associação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e o conhecimento de pais/cuidadores de crianças na conduta da avulsão dentária. Uma amostra representativa foi composta por 466 pais/cuidadores de crianças entre 4 e 12 anos, assistidas na clínica de Odontopediatria da Universidade Federal do Paraná e Unidades Básicas de Saúde em Curitiba, Paraná, Brasil. A conduta frente à avulsão foi verificada através do escore de conhecimento (EC) obtido por seis afirmações com respostas em escala Likert em três momentos: antes da intervenção (Fase I/pré-teste), imediatamente após (Fase II/pós-teste) e dois meses após (Fase III/teste de seguimento-TS). A intervenção educativa consistiu em leitura de um folheto proposto pela International Association for Dental Traumatology (IADT) e traduzido para a língua portuguesa do Brasil pela Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária (SBTD). ASB foi avaliado pelos instrumentos Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30) e Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14) na Fase I, previamente à intervenção educativa, por um examinador calibrado (k?0,924; ICC?0,988). Fatores socioeconômicos foram avaliados em questionário desenvolvido para este estudo e também de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisa (ABEP, 2016). Experiência anterior à entrevista e orientação prévia quanto à conduta da avulsão do dente permanente também foram avaliadas. Os dados foram analisados por testes não paramétricos e regressão de Poisson uni e multivariada com variância robusta (?=0,05). Dos 466 participantes das Fases I e II, 388 (83,3%) eram do sexo feminino. A mediana da renda per capita mensal familiar foi de R$550,00 (valor mínimo= R$54,00 e máximo= R$7.500,00). A maioria dos participantes (70,4%) possuía escolaridade superior a 8 anos de estudos formais e classe econômica igual ou inferior a "C" (95,1%). BREALD-30 apresentou mediana de 24 (mínimo:4, máximo:30) e HeLD-14 apresentou mediana de 45 (mínimo: 8, máximo: 56). Na fase III, participaram 402 indivíduos. Houve um aumento significante no escore de conhecimento (EC) no pós-teste ?? ?? ?? Caterpillar: Confidential Green quando comparado ao pré-teste (mediana de 5 e 2, respectivamente; P<0,001). Por outro lado, houve uma redução significativa do EC no TS quando comparado ao pós-teste (Mediana de 4 e 5, respectivamente; P<0,001). No modelo múltiplo, as variáveis associadas ao EC no pré-teste foram ASB avaliado pelo BREALD- 30 (REa= 1,015; IC95%=1,003-1,027; P=0,014), orientação prévia (REa=1,22; IC95%=1,08-1,39; P=0,002) e experiência prévia (REa=1,22; IC95%=1,08-1,39; P=0,002). No pós-teste, a escolaridade (REa=1,10; IC95%=1,02-1,18; P=0,009), o alfabetismo em saúde bucal avaliado pelo BREALD-30 (REa=1,020; IC95%=1,013-1,028; P<0,001) e HeLD-14 (REa=1,003; IC95%=1,025-1,183; P=0,043) permaneceram significantes. Para o teste de seguimento, as variáveis que se mantiveram independentemente associadas ao escore de conhecimento foram a escolaridade (REa=1,14; IC95%=1,046-1,24; P=0,003) e o alfabetismo em saúde bucal avaliado pelo BREALD-30 (REa=1,14; IC95%=1,005-1,022; P=0,001). Conclui-se que o alfabetismo em saúde bucal está associado ao conhecimento de pais e cuidadores quanto à conduta da avulsão dentária. Palavras-chave: Avulsão dentária; Alfabetização; Alfabetização em Saúde; Conhecimentos, Atitude; Práticas em Saúde. ?? ?? ?? Caterpillar: Confidential Greenpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Studies have shown that there is a relationship between oral health literacy (OHL) and the oral health status of adults and children, as well as OHL may be associated with oral health knowledge of parents and caregivers. This longitudinal observational study evaluated the association between oral health literacy (OHL) and the knowledge of parents/caregivers of children in the conduct of dental avulsion. A representative sample was composed by 466 parents/caregivers of children between 4 and 12 years old, assisted at the pediatric dentistry of the Federal University of Parana and Basic Health Units in Curitiba, Parana, Brazil. The avulsion behavior was verified through the knowledge score (KS) obtained by six affirmations with Likert scale responses at three moments: before the intervention (Phase I - pre-test), immediately after (Phase II - post-test) and two months later (Phase III- follow-up test). The intervention consisted of reading a leaflet proposed by the International Association for Dental Traumatology (IADT) and translated into Brazilian Portuguese by the Brazilian Society of Dental Traumatology (SBTD). OHL was evaluated by the Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD- 30) and Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14) in phase I, prior to the educational intervention. Socioeconomic factors were evaluated in a questionnaire developed for this study and also according to the Brazilian Association of Companies and Research (ABEP,2016) criteria. Prior interview experience and prior guidance regarding the conduct of permanent tooth avulsion were also evaluated. Data were analyzed by non-parametric tests and univariate and multivariate Poisson regression with robust variance (?=0.05). Of the 466 Phase I and II participants, 388 (83.3%) were female. The median of the monthly family per capita income was R$550.00 (minimum value=R$54.00 and maximum= R$7,500.00). The majority of the participants (70.4%) had more than 8 years of formal schooling and had an economic class equal or lower than "C" (95.1%). BREALD-30 presented a median of 24 (minimum:4, maximum: 30) and HeLD-14 presented a median of 45 (minimum: 8, maximum: 56). In phase III, 402 individuals participated. There was a significant increase in the KS in the posttest when compared to the pre-test (median of 5 and 2, respectively, P<0.001). On the other hand, there was a significant reduction of the KS in the follow-up ?? ?? ?? Caterpillar: Confidential Green test when compared to the post-test (median of 4 and 5, respectively, P<0.001). In the multiple model, the variables associated with KS in the pre-test were OHL evaluated by BREALD-30 (REa= 1.015, 95%CI = 1.003-1.027, P=0.014), prior orientation (REa= 1.22, 95%CI= 1.08-1.39, P=0.002) and previous experience (REa= 1.22, 95%CI = 1.08-1.39, P=0.002). In the post-test, schooling (REa=1.10, 95%CI=1.02-1.18, P=0.009), OHL evaluated by BREALD-30 (REa=1.020, 95%CI=1.013-1.028, P<0.001) and HeLD-14 (REa=1.003, 95%CI=1.025-1.183, P=0.043). In the follow-up test, schooling (REa=1.14, 95%CI=1.046-1.24, P=0.003) and OHL assessed by BREALD-30 (REa=1.14, 95%CI=1.005-1.022, P=0.001) remained independently associated with the KS. It is concluded that the OHL is associated with the knowledge of parents and caregivers regarding dental avulsion. Key-words: Tooth Avulsion; Literacy; Health Literacy; Health Knowledge, Attitudes, Practice.pt_BR
dc.format.extent105 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvulsão dentáriapt_BR
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectConhecimentos, atitudes e prática em saúdept_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleAlfabetismo em saúde bucal está associado à conduta parental frente à avulsão do dente permanentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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