dc.description.abstract | O trabalho buscou analisar como as práticas escolares e os conteúdos curriculares da escola do campo vem abordando a Agroecologia, voltando sua análise para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo do Contestado, localizado no Assentamento do Contestado, na Lapa/PR. Considerando a atual situação das escolas do campo, há a necessidade de práticas escolares sustentáveis ligadas a natureza, assim como a preservação da cultura que valoriza a vida no campo, que aproveita suas vivências locais, o seu espaço, sua realidade e sua práxis, na construção do conhecimento. Nesse sentido, a Agroecologia precisa abranger a natureza como um todo trazendo presente os elementos históricos, químicos, físicos, biológicos entre outros, pois está voltada a realidade das famílias e educandos. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a Pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) e se deu em quatro etapas: Reconhecimento da realidade, por meio do Projeto Político Pedagógico do colégio; Questionário com os professores; Entrevista com a professora do 6º ano e a Ação colaborativa, que se deu em dois momentos (planejamento e aplicação da aula). Como resultados, percebe-se que a escola do campo deve avançar mais em questão a formação dos/as educadores, dando mais ênfase em aulas que busquem dialogar com o conhecimento dos educandos e da comunidade, e também com os conteúdos e inclusive pensar estratégias e metodologias que incluam os educandos nas aulas. Durante a realização deste trabalho, foi possível obter vários aprendizados, inclusive o reforço do desejo de atuar como educadora em escolas do/no campo nas quais há necessidade de uma educação na qual os estudantes sintam-se parte deste espaço e que não desestruture a raiz camponesa. | pt_BR |