• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Território faxinalense e educação do campo : aspectos culturais e históricos da comunidade de faxinal marmeleiro de baixo no município de Rebouças-PR

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    JOAO DOS SANTOS DE OLIVEIRA.pdf (2.918Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, João dos Santos de, 1992-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho discute os aspectos culturais e históricos da Comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo localizada no munícipio de Rebouças, no estado do Paraná. Elenca os conflitos existentes e discute o papel da Educação do Campo e a Escola do Campo da comunidade em tratar essas temáticas dentro da sala de aula. O objetivo geral do trabalho é caracterizar os aspectos culturais e históricos que contribuem na constituição da comunidade Faxinal Marmeleiro de Baixo. A abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, bem como utilização de entrevistas abertas com moradores da comunidade. Observa-se que a comunidade possui alguns conflitos, como a possibilidade de término desse sistema que se dá pelo fato de alguns faxinalenses já não conseguirem mais tirar sua subsistência de suas áreas destinadas ao criadouro comum, além de uma perca de identidade dos sujeitos faxinalenses. Mediante este estudo percebeu-se sinais de que para o sistema de faxinal persistir na Comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo e consequentemente suas culturas, talvez precise haver possíveis mudanças em algumas práticas, principalmente no que diz respeito ao criadouro comum. Porém é preciso considerar que a mudança de algumas práticas pode-se perder o que de fato caracteriza uma comunidade de faxinalense. A escola do campo localizada no faxinal pode exercer um papel fundamental na comunidade, fortalecendo a cultura e a identidade através das práticas pedagógicas que atenda a realidade dos faxinalenses. Conclui-se que para a comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo superar os desafios depende de mudanças, que só podem ser discutidas a partir do momento em que todos estiverem abertos a um debate amplo sobre todas as questões
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63129
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail