• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os filmes de animação e desenhos animados no ensino de ciências e biologia como reflexão didática para a prática educativa

    Thumbnail
    View/Open
    TCC PRONTO.pdf (1.108Mb)
    Date
    2019
    Author
    Valêncio, Camila Fernanda da Silva, 1994-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciencias da vida
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar as concepções dos professores sobre o uso de filmes de animação e desenhos animados em aulas de Ciências e Biologia. As metodologias diferenciadas podem ser um grande auxílio na sala de aula, por conseguirem apresentar determinado assunto que, muitas vezes, ficaria difícil para o aluno compreender apenas nas aulas tradicionais. Os filmes de animação e desenhos animados podem ser grandes aliados na aprendizagem dos alunos, devido a ser um conjunto de imagens, som, movimentos, que é capaz de chamar a atenção dos alunos, deixando a aula mais interessante do que a aula tradicional. Há pouca pesquisa que envolve os filmes de animação e desenhos animados no ensino, nessa circunstância o trabalho foi desenvolvido pensando em ampliar um pouco mais os estudos sobre esta temática. O objetivo geral, portanto, é analisar o discurso de professores de Ciências e Biologia sobre o uso dos filmes de animação e desenhos animados em sala de aula, trazendo objetivos mais específicos, como: a) Analisar a relação entre cinema e educação por meio de revisão da literatura; b) Identificar a percepção de professores de Biologia e Ciências sobre o uso de filmes de animação e desenhos animados, como recurso metodológico; c) Analisar os resultados obtidos por meio dos questionários fornecidos aos professores à luz da literatura concernente. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada por meio de um questionário entregue a professores de Ciências Biologia das escolas estaduais de um município da região oeste do Paraná. O estudo contou com a participação de sete professores e o corpus de análise é organizado, apresentado e discutido por meio do referencial teórico da Análise de Discurso. Os resultados da pesquisa mostram pontos positivos em relação ao uso destes recursos na sala de aula em que os professores buscam uma educação inovadora que levem seus alunos ao conhecimento e pontos negativos, tais como, a falta de equipamentos na sala de aula, se a aula não for bem planejada será apenas um lazer para os alunos e não haverá contribuição para sua aprendizagem. Por fim, o estudo demonstra que a utilização do cinema na sala de aula, ajuda na compreensão do conteúdo favorecendo a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Desenhos Animados. Ensino de Ciências e Biologia. Filmes de Animação. Formação de Professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63072
    Collections
    • Licenciatura [65]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV