dc.contributor.author | Desordi, Jaqueline Cristine, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Anjos, Rita de Cássia dos, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T17:04:38Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T17:04:38Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/62365 | |
dc.description | Orientador : Rita de Cássia dos Anjos
Coorientador: Camila Tonezer | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino de Partículas Elementares (EPE) para o terceiro ano do Ensino Médio. Além da proposta de uma SD, o trabalho apresenta um material construído e a aplicação do mesmo para a turma do terceiro ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Estadual Santo Agostinho no Município de Palotina no estado do Paraná. A pesquisa realizada para a aplicação do EPE, está voltada às possibilidades de inserção de conteúdos presentes em alguns livros didáticos de física e química, mas que não costumam ser aplicados em sala de aula com os alunos. A proposta está estruturada em quatro aulas, com duração entre 45 a 50 minutos em cada aula, abordando algumas ferramentas e métodos diferentes do cotidiano de uma sala de aula. Entre essas ferramentas e métodos, está um jogo de cartas com as características (spin, carga, classificação, interação, massa) do Modelo Padrão das Partículas Elementares (MPPE). Para compreender o surgimento e as abordagens iniciais das questões norteadoras do que o universo é composto, foram realizadas análises de imagens e relações históricas da evolução dos conceitos das Partículas que constituem a Matéria até as Partículas Elementares do Modelo Padrão atual. Durante a aplicação da SD, também foram realizadas demonstrações de experimentos através de vídeos, com suas aplicações e sugestões da melhor forma de realização. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |