dc.contributor.author | Matias, Heidi Cristina, 1991- | pt_BR |
dc.contributor.other | Ruschmann, Carla Beatriz Franco | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T16:32:48Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T16:32:48Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/61105 | |
dc.description | Orientador: Alaor de Carvalho | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se ao estudo de caso envolvendo o tema malabares e educação. O objetivo geral é compartilhar as experiências vividas pela pesquisadora com o malabares e todos os seus benefícios ao desenvolvimento humano em perspectiva dialógica com a Arte e a Educação. A pesquisa foi desenvolvida metodologicamente em três etapas distintas, mas totalmente interligadas com o processo de aprendizado educacional. A primeira etapa aconteceu nas ocupações das escolas estaduais contra a reforma do ensino médio, no ano de 2016, na cidade de Matinhos/Paraná, com a proposta de minicurso de confecção e prática de malabares com bolinhas. A segunda etapa aconteceu no Colégio Estadual Gabriel de Lara, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral(UFPR), no qual foram ministradas oficinas de teatro com malabares. E a última etapa está ainda em andamento na Associação de Moradores da Vila Nova, no município de Matinhos-PR. Essas vivências aconteceram entre 2015 e 2018. O tema Malabar permeia toda a trajetória acadêmica dessa artista/pesquisadora. Toda essa trajetória artística pedagógica resultou e ainda está resultando nas seguintes conclusões inconclusivas: a necessidade das crianças de interagir além das atuais tecnologias (celular, computador, videogame, etc..) ; a opção de sair da sala de aula fechada, ou seja o ensino tradicional. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Artes - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.subject | Circo | pt_BR |
dc.title | Malabar : processos de aprendizado | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |