Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Mailsa Mariano dos, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:25:13Z
dc.date.available2020-03-05T17:25:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59582
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª. Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: A profissão de professor, nos dias atuais, depara com muitos problemas de aprendizagem em sala de aula devido a diversas circunstâncias vulneráveis dos estudantes. Alguns estudantes demonstram situação de fragilidade alimentar. Dentro desta pespectiva diante da situação apresentada com tal problemática, pretendemse ações de intervenções como roda de conversas, palestras, debate e atividades desenvolvidas em âmbito escolar, a fim de atenuar as consequências que a falta e a má alimentação pode causar na vida dos estudantes. Os estudantes da escola Professora Ceci Sueli da Silva Cantador (Ceci) localizada no município de Araucária – Paraná; sofrem com a negligência quanto à alimentação devida a situações diversas: pais etilistas, drogadictos e a falta de alimentação saudável por condições financeiras. Os estudantes que possuem estes problemas familiares vêm pra escola, com fome, pois não se alimentaram em casa. Objetivo: Sensibilizar os estudantes para a promoção dos hábitos alimentares saudáveis. Método: Trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido na escola Ceci, tendo como público alvo 54 estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. A intervenção foi realizada em um período de seis meses, no período vespertino em quatro etapas. Resultados: Na primeira etapa realizou-se a apresentação para a equipe escolar de uma palestra com a profissional do posto de saúde a pediatra Dra. Bárbara Piovesan sobre a importância da alimentação a ser realizada no ambiente escolar com os pais e responsáveis dos estudantes. Na segunda etapa, os estudantes foram reunidos para uma roda de conversa e na sequência foram desenvolvidas atividades que tratavam do tema: A importância da alimentação saudável. Em uma terceira etapa, na segunda quinzena de setembro os estudantes produziram a pirâmide alimentar. Em quarto momento, em novembro na sala de aula, foi feita a elaboração de folder e cada estudante levou para suas famílias sensibilizando-os da importância de se alimentar bem. Discussão: O projeto foi bem aceito pelos estudantes, instigando curiosidade para saber mais sobre a alimentação, demonstrando o interesse para seguir um modo de vida mais saudável não só nas dependências da escola, como também em suas residências. A escola fez um buffet de frutas e os estudantes preferiram comer frutas do que pratos industrializados enviados pelos pais, demonstrando que projetos como este tem um impacto imediato em toda a comunidade. Considerações: As ações realizadas levaram à comunidade escolar tomar decisões que promoveram a aprendizagem dos estudantes com base na alimentação. Conclui-se que práticas de atividades diferenciadas, que promovam a socialização e a interação são indispensáveis entre estudantes, grupo escolar e pais, pois promovem um trabalho que buscam sensibilizar e orientar os pais, estudantes e professores sobre a importância da alimentação.pt_BR
dc.format.extent26 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAlimentação na escola aliada à aprendizagem : projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples