Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSales, Rozangela Barbosa de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:52:54Z
dc.date.available2020-03-05T17:52:54Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59580
dc.descriptionOrientadora : Profª Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: A prática do Bullying acometidas em ambiente escolar e nas redes sociais o ciberbullying é frequente praticado entre os escolares em especial dos oitavos anos do Colégio Estadual Lúcia Bastos. Essa situação pode promover déficit de atenção; cansaço mental; sentimentos de abandono e de inferioridade; oscilação de humor; isolamento; pensamentos suicidas; depressão; fobias. Objetivo: Reduzir os episódios de Bullying, nas turmas dos oitavos anos A, C, E, utilizando a mediação como estratégia de resolução de conflitos. Método: Trata-se de um projeto de intervenção utilizando atividades de formação sobre mediação de conflitos, os estudantes e professores envolvidos foram capazes de realizar reuniões de mediação de conflitos com mais segurança e conhecimento do tema, conseguindo saber ouvir e utilizar o objeto da palavra conforme técnicas de mediação, onde os resultados dos conflitos trabalhados nestas reuniões foram percebidos nas mudanças de atitudes e comportamentos dos envolvidos, mediadores, agressores e vítimas do Bullying. Resultados: Os professores do Colégio Estadual Lúcia Bastos, perceberam um amadurecimento entre os estudantes mediadores e estudantes que participaram das reuniões de Mediação de Conflitos, sejam como agressores ou vítimas, uma melhora em relação a resolverem algumas situações através da conversa, do saber ouvir, melhorando a convivência em sala de aula entre estudantes e estudantes, professores e estudantes. Discussão: Nas atividades de formação estudantes mediadores perceberam a importância do conhecimento a respeito do tema Mediação de Conflitos e como atualmente é importante saber ouvir o outro, deixar de pensar individualmente e sim coletivamente, muitos questionamentos surgiram nas atividades de formação, sendo um em particular, o receio de participarem de reuniões para mediação de conflitos e os agressores não conseguirem ouvir os colegas mediadores e ficarem chateados com o trabalho desses estudantes mediadores. Considerações: Mesmo com a insegurança dos estudantes mediadores, sobre seu trabalho como mediadores, os resultados comprovam como foi gratificante o trabalho de Mediação de Conflito no ambiente escolar, onde os envolvidos no projeto, tiveram a oportunidade de melhorarem-se como pessoa humana, seja o agressor, a vítima e os estudantes e professores mediadores, respeitando a opinião do outro sempre.pt_BR
dc.format.extent52 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleMediação de conflitos no ambiente escolar : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples