dc.contributor.author | Alencar, Maria Solineide Oliveira, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Sarquis, Leila Maria Mansano, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Meier, Marineli Joaquim, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T17:55:07Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T17:55:07Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59501 | |
dc.description | Orientadora : Profª Dra Leila Maria Mansano Sarquis | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profª Dra Marineli Joaquim Meier | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A necessidade de unir pais e filhos para pensar e reorganizar suas relações familiares a partir de sua percepção, respeitando singularidade de cada família, foi à mola propulsora deste projeto. Em minha experiência nas escolas em conversas ou atendimentos de pais e filhos observei a dificuldade que emanava desta relação. Falar sobre a relação pais e filhos foi no mínimo desafiador, pois estamos vivendo um momento conturbado onde os relacionamentos entre pais e filhos encontram-se cada vez mais difíceis, sejam eles na mais tenra idade ou na adolescência. Nem sempre a família consegue manter uma dinâmica funcional. As famílias passam, ao longo do ciclo vital, por períodos de mudanças e transições, que podem tornar o sistema disfuncional ou caótico como mudança de dinâmica na vida cotidiana, lutos, questões econômicas entre outros. Para tanto a proposta deste projeto de intervenção teve como o foco a ação em conjunto que trabalhou temas específicos visando desenvolver habilidades relacionais entre pais e filhos, ampliando as relações familiares. Tendo como tema: atenção, estabelecimento de regras, distribuição continua de afeto; e o senso moral: empatia, senso de justiça, responsabilidade e distinção de certo e errado sempre seguido de exemplos dos pais, para pais e estudantes atendidos pela instituição de ensino Escolar Municipal Desembargador Marçal Justen. Nosso desafio foi que os pais através do seu aprendizado possam colocar em prática seus conhecimentos e habilidades visando melhorar e ampliar a relação familiar. Após o desenvolvimento deste projeto de intervenção verificamos que foi possível retomar algumas questões importantes onde os pais também sentiram a necessidade de se colocar e pontuar anseios resgatando e dividindo suas experiências durante o desenvolvimento do projeto. Assim, foi aflorando nos pais o desejo cada vez maior de participação, de descoberta do potencial tendo em vista a reponsabilidade que pesa sobre eles na educação dos filhos, embora não seja a única, mas também de reconhecimento de que embora essa não seja uma tarefa das mais fáceis, todos nós estamos carregados e atravessados pela cultura e os diferentes modelos de orientação na formação familiar. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Relações com a familia | pt_BR |
dc.subject | Integração escolar | pt_BR |
dc.title | Pais e filhos em ação, uma vivência necessária : um projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |