• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de matemática e alimentação saudável – aprendizagem móvel no ensino médio : projeto de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JEREMIAS FERREIRA DA COSTA.pdf (1.112Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Costa, Jeremias Ferreira da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O ensino de matemática abre possibilidades com o uso das tecnologias móveis de forma interdisciplinar e com relações na alimentação nos aspectos da saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta pedagógica – projeto de intervenção - com aprendizagem móvel, que potencialize o Ensino de Matemática e investigue as condições nutrimentais da alimentação dos estudantes do Ensino Médio. Para subsidiar o projeto utilizamos a Base Nacional Curricular Comum e o Guia Alimentar para alimentação brasileira que, a partir de palavras chaves que envolvem a nutrição como calorias, alimentação, tecnologias e educação alimentar foi possível investigar como devem ser abordadas na sala de aula abrindo possibilidades para uma intervenção pedagógica. Na metodologia foi utilizado os Três momentos pedagógicos (3MP) que aborda os aspectos da discussão de um problema relevante para a vida dos estudantes. Os resultados mostram que os estudantes compreenderam a aplicação da matemática no contexto da alimentação, cujas quantidades de calorias e nutrientes ficaram esclarecidas a partir do momento da construção da função matemática. Com a utilização da tecnologia móvel por meio do app Tecnontutri os estudantes perceberam que as quantidades de nutrientes ingeridos e as relações entre medidas de grandezas. A partir das reflexões dos estudantes e dos pais percebemos preocupações e mudanças de atitudes nos hábitos alimentares, assim o trabalho teve êxito nos aspectos do ensino de matemática e na orientação das condições nutricional dos envolvidos na pesquisa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59496
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV