A informação na prática da educação de jovens e adultos (EJA) : análise do comportamento de busca informacional dos docentes do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Curitiba, PR.
Resumo
Resumo : Estuda aspectos do Comportamento Informacional na prática docente da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisa exploratória no Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Curitiba, PR, com o intuito de identificar o comportamento informacional dos docentes na busca de informações para o processo ensino aprendizagem na modalidade EJA. Para a análise do campo empírico, aplica entrevista semiestruturada a 11 docentes, um pedagogo, diretor auxiliar e direção geral, desse Colégio. Elabora análise e discussão dos resultados obtidos. Observa o baixo compartilhamento de informação entre os docentes, escassez de materiais didáticos específicos para a modalidade e a rigidez institucional na organização dos currículos da EJA. Conclui que há um comportamento informacional ineficaz para o desenvolvimento das práticas docentes da EJA na instituição, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar.
Collections
- Gestão da Informação [558]