Marketing de conteúdo : fatores interferentes na confiança e o engajamento na internet
Resumo
Resumo : Estudo sobre Marketing de Conteúdo. Visa identificar fatores que influenciam no engajamento e na confiança em conteúdos disponibilizados por empresas na internet como forma de marketing. Observa as mudanças nos meios de comunicação e os impactos gerados no marketing, sendo o Marketing de Conteúdo uma das práticas emergentes, se torna relevante investigar estes fatores que podem influenciar no sucesso das estratégias das empresas que utilizam o Marketing de Conteúdo para aquisição e retenção de clientes. Realiza revisão sistemática e entrevista especialistas em marketing de conteúdo como estratégias de investigação. Analisa os dados coletados através da análise de conteúdo e compara os resultados obtidos por estratégia de pesquisa. Verifica não existem trabalhos publicados nas bases pesquisadas que estudem especificamente fatores de confiança em marketing de conteúdo. Identifica 26 fatores influenciam a confiança e o engajamento no marketing de conteúdo disponibilizado na internet, sendo que esses fatores são divididos em cinco categorias: formato do conteúdo, tipo do conteúdo, relevância do conteúdo, qualidade da informação e fatores não relacionados ao conteúdo. Observa que os fatores não relacionados ao conteúdo são identificados apenas nas entrevistas com especialistas. Conclui que os fatores identificados na literatura científica e na consulta aos especialistas em marketing de conteúdo são complementares. Apresenta limitações relativas a não fazer uma consulta aos interagentes. Observa a possibilidade de trabalhos futuros evoluírem na avaliação de quais fatores são mais relevantes para os interagentes, no aprofundamento dos estudos sobre cada um dos fatores identificados e vislumbra a possibilidade da criação da terminologia científica para o Marketing de Conteúdo.
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- Gestão da Informação [582]