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dc.contributor.advisorBezerra, Cicero Aparecido, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Márcio Rogério dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-01T16:28:26Z
dc.date.available2019-03-01T16:28:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58964
dc.descriptionOrientador: Cícero Aparecido Bezerrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Socias, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 12/12/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 161-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) exercem uma função de destacada importância na realização da pesquisa dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), fomentando a geração do conhecimento, auxiliando na formação de discentes, docentes e pesquisadores, e assim fornecendo subsídios para que esses elementos efetuem a disseminação do conhecimento obtido. Os PPGs, que têm como principal objetivo a capacitação de discentes, que contribui para formação de pesquisadores, são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão governamental responsável pelo credenciamento, acompanhamento anual de dados gerados por cada curso ou programa, e ainda a avaliação quadrienal dos PPGs. Essa avaliação contém várias regras e critérios a serem seguidos, fazendo com que os PPG's tenham uma grande preocupação em relação à produção científica, que é um dos principais itens avaliados. Dessa forma, o objetivo principal desse trabalho foi analisar quais são as características de egressos, e quais contribuem para o número de publicações científicas associadas aos PPGs. Para a realização desse trabalho, foram utilizados métodos estatísticos, buscando encontrar distinções entre grupos e relações entre variáveis. Assim, efetuadas essas análises, buscou-se descobrir se existem padrões associados às características de egressos quanto ao número de publicações científicas nos PPGs acadêmicos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontaram para alguns padrões como, por exemplo, os alunos bolsistas que tiveram uma produção científica maior em relação aos não bolsistas; a idade do aluno, que também teve relação com o número total de publicações, em que alunos mais jovens produziram mais; o tempo para conclusão do curso, onde os alunos que concluíram o curso em menos tempo tiveram um número maior de publicações. Palavras-chave: Produção científica. Publicações. Pós-Graduação. Ciências Sociais Aplicadas. Egressos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Stricto Sensu Postgraduate Programs (PPGs) exercise a prominent role in conducting research within Higher Education Institutions (IES), fostering knowledge generation, assisting in the training of students, teachers and researchers, and thus providing subsidies for these elements to disseminate the knowledge obtained. The PPGs, whose main objective is the training of students, which contributes to the training of researchers, are evaluated by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the government agency responsible for accreditation, annual monitoring of data generated by each course or program and the four-year evaluation of PPGs. This evaluation contains several rules and criteria to be followed, making the PPGs have a great concern regarding the scientific production, which is one of the main items evaluated. Thus, the main objective of this work was to analyze the characteristics of graduates, and which contribute to the number of scientific publications associated with PPGs. For the accomplishment of this work, statistical methods were used, seeking to distinguish between groups and relations between variables. Thus, the purpose of these analyzes was to find out if there are patterns associated with the characteristics of graduates regarding the number of scientific publications in the Academic PPGs strictu sensu academics of the Sector of Applied Social Sciences of the Federal University of Paraná. The results pointed to some patterns such as, for example, the students who had a larger scientific production in relation to non-fellows; the age of the student, which was also related to the total number of publications, in which younger students produced more; the time for completion of the course, where the students who completed the course in less time had a greater number of publications. Keywords: Scientific production. Publications. Post-graduate programs. Applied Social Sciences. Postgraduates.pt_BR
dc.format.extent170 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa - Pos-graduaçãopt_BR
dc.subjectPublicações cientificaspt_BR
dc.titlePadrões de publicações entre orientadores e orientandos : estudo em programas de pós-graduação stricto senso acadêmicos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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