Ensino na Engenharia: desafios na formação do profissional cidadão
Data
2018-09-27Autor
MENDES, ANA LUIZA
SILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA
DARIO, PRISCILA PAOLA
MARIANO, ANDRÉ BELLIN
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A necessidade de compreender os mecanismos envolvidos na aprendizagem nos cursos de engenharia direciona ao desenvolvimento de ações para a solução dos desafios na área. Assim sendo, alunos e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia propõem a utilização de atividades relacionadas ao uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) como ferramenta para o ensino em nível superior. Neste trabalho foram realizadas análises quantitativas dos trabalhos apresentados em cada área temática do XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENG 2017). Após definir a área com maior número de trabalhos publicados, analisou-se a frequência do aparecimento de cada uma das palavras-chave consideradas pertinentes: ensino, metodologia, didática, comunicação e inovação/inovador. Os resultados obtidos demonstraram um destaque em trabalhos relacionados à Métodos e Meios de Ensino / Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia com um total de publicações de trabalhos 100% maior em relação às outras categorias somadas. Percebe-se, portanto, o grande interesse dos participantes do evento de Educação em Engenharia em relação aos Métodos e Meios de Ensino / Aprendizagem. Desta maneira, discussões foram realizadas para possíveis contribuições na compreensão dos fatores que tangem o ensino de engenharia no Brasil. O conteúdo dessa discussão está presente em um Recurso Educacional Aberto produzido que será depositado no Repositório da Universidade Federal do Paraná.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: